Quais são as hipóteses de cabimento do recurso especial?

Pergunta de Salvador Daniel de Sousa em 27-05-2022
(54 votos)

O recurso especial é cabível quando a decisão recorrida: - contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; - julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; - der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

Quais as hipóteses de cabimento de recurso especial?

105 da Constituição Federal preveem o cabimento de recurso especial quando a decisão recorrida (a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, (b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal e (c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal ...


Quais são as hipóteses de cabimento dos recursos especial e extraordinário?

São hipóteses de cabimento de Recurso Extraordinário: decisão que contrariar dispositivo constitucional, que declarar inconstitucionalidade de tratado ou lei federal, que julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituição, e que julgar lei local contestada por lei federal.

Quando se usa o recurso especial?

105 da Constituição prevê-se o cabimento de recurso especial quando a decisão recorrida contrariar tratado ou lei federal ou negar-lhe vigência. Trata-se, de modo geral, da violação ao direito federal.

Quais são os requisitos específicos do recurso especial?

Alguns requisitos de admissibilidade do Recurso Especial são comuns a todos os recursos, quais sejam, o cabimento, a legitimidade, o interesse, a regularidade forma, a tempestividade, o preparo e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.

Hipóteses de cabimento do Recurso Especial.


25 curiosidades que você vai gostar

Quais são os requisitos de admissibilidade dos recursos?

Requisitos de admissibilidade dos recursos no processo civilAdequação. Esse é um requisito objetivo, segundo o qual o recurso a ser interposto tem que ser um recurso adequado. ... Tempestividade. ... Preparo. ... Regularidade formal. ... Legitimidade. ... Interesse processual. ... Ausência de causa impeditiva ou extintiva do direito de recorrer.

Como fazer um bom recurso especial?

Para elaboração de um bom, obrigatoriamente podemos destacar que: 1️⃣ Não realizar cópia integral das suas peças no processo (control C, Control V). Tentar fazer o REsp do “zero”. 2️⃣ Verificar se há algum feriado local ou suspensão de expediente.

Quando cabe recurso especial no processo penal?

O recurso especial somente é cabível contra decisão de única ou última instância, sendo inadmissível quando cabíveis embargos infringentes contra o acórdão proferido pelo tribunal de origem (Súmula 207 do Superior Tribunal de Justiça).

Para quem é dirigido o recurso especial?

O Recurso Especial é o meio utilizado para a contestação, perante o Superior Tribunal de Justiça, de alguma decisão proferida por um Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal que contrarie ou negue vigência à lei federal.



Outras questões

O que responder em O que te motiva?

Como jogar bingo quina?

Como fazer com que os pais participem da vida escolar?

Como responder à carta precatória?

Como receber o seguro prestamista de volta?

Como responder ao fórum?

Como se responder um estudo de caso?

Como ver quem viu meu currículo na Catho?

O que o ibuprofeno pode causar na gravidez?

Como saber fidelidade Oi?

Como responder ao recrutador?

Qual plano de saúde cobre cirurgia refrativa?

Como responder uma injustiça?

Como entender um contrato de financiamento?

Como responder a todos no Outlook com anexo?

Como responder uma auto avaliação?

Quantas peças de dominó para duas pessoas?

Como saber se é popular no Tinder?

Como saber se meu plano controle da Vivo foi aprovado?

Como saber se meu machucado está sarando?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com