Uma das principais consequências desse sentimento nacionalista exagerado é o sentimento de superioridade da própria cultura e do próprio país face a outros. Isso gera grandes problemas de embates interiores ao país, como racismo, xenofobia e discriminação com imigrantes, por exemplo.
O nacionalismo é uma ideologia existente na história mundial pelo menos desde o fim do século XVIII, trazendo pontos positivos como a competição econômica sadia entre países. Entretanto também trouxe pontos negativos, como a deflagração de conflitos bélicos.
Saindo da bela definição do termo, o nacionalismo tem responsabilidade direta e indireta pelas grandes barbáries dos últimos séculos. Nos mais variados países, nas mais diversas épocas, o sentimento de defesa da nação levou a uma situação de caos geral que perpetrou grandes tragédias humanas.
Nomeadamente, nos finais do século XIX, em Portugal contra o iberismo. Já durante o século XX, o nacionalismo permeou movimentos radicais como o fascismo, o nacional-socialismo na Alemanha, o saudosismo e o integralismo no Brasil e em Portugal, especialmente durante o Estado Novo no Brasil e Estado Novo em Portugal.
O nacionalismo surgiu no século XVIII, após a Revolução Francesa, quando Napoleão Bonaparte conquistou metade da Europa em meio as afirmações dos estados-nações. O movimento surgiu sob a influência das monarquias absolutas, como uma necessidade de fortalecer as ideias individuais do país.
30 curiosidades que você vai gostar
O nacionalismo no Brasil está diretamente relacionado ao período de governo de Getúlio Vargas, principalmente no período da ditadura do Estado Novo, quando era presidente no Brasil. O Estado Novo foi de 1937 a 1945 e tinha como principais características o anticomunismo, o autoritarismo e o nacionalismo.
Nacionalismo é uma ideologia surgida no século XIX quando se afirmavam os Estados-Nações na Europa. O termo é utilizado para descrever o sentimento e a atitude que os integrantes de uma nação têm quando forma a identidade nacional. O Nacionalismo surge após Napoleão conquistar grande parte da Europa.
Um grupo de alemães nacionalistas havia constituído o pangermanismo, movimento originário da Liga Pangermânica, de 1895, que preconizava a expansão do Império Alemão, com a anexação de todos os territórios habitados por povos de origem germânica na Europa Central.
Movimentos nacionalistas;
Pan - eslavismo: Liderado pela Rússia pregava a união de todos os povos eslavos da Europa - oriental. Pan - germanismo: Liderado pela Alemanha pregava a completa anexação de todos os povos germânicos da Europa central.
O que é Nacionalismo:
O nacionalismo consiste em uma ideologia e movimento político, baseados na consciência da nação, que exprimem a crença na existência de certas características comuns em uma comunidade, nacional ou supranacional, e o desejo de modelá-las politicamente.
a) NACIONALISMO CRÍTICO – Caracteriza-se pelas idéias sóbrias, conscientes, de denúncia da realidade brasileira, identificadas politicamente com as esquerdas. b) NACIONALISMO UFANISTA – Caracterizado pelas idéias utópicas, centradas no exagero, identificadas com as correntes políticas de extrema direita.
O estímulo aos nacionalismos locais na Europa enfraquece o novo nacionalismo europeu que se concretizaria na "cidadania européia", ao tornar mais difícil a ação política da União Européia, enquanto o estímulo aos nacionalismos na periferia tem o efeito de enfraquecer os grandes Estados como a China, a Índia e a Rússia.
Além dessas características, há também um elemento indispensável para o entendimento do nacionalismo: a formação do exército nacional por cidadãos comuns, e não por aristocratas e mercenários, como ocorria nos Estados absolutistas.
Nacionalismo é o sentimento de considerar a nação a que se pertence, por uma razão ou por outra, melhor do que as demais nações e, portanto, com mais direitos, sendo manifestações extremadas desse sentimento a xenofobia, o racismo e a arrogância imperial.
O nacionalismo considera as outras nações e povos inferiores ao do nacionalista. Agora, ser um patriota implica em amar a sua nação. O patriotismo surgiu 2000 anos antes do nacionalismo.
O nacionalismo romântico (também chamado de nacionalismo orgânico ou nacionalismo da identidade) é uma forma de nacionalismo na qual o Estado deriva sua legitimidade política como consequência orgânica da unidade dos indivíduos que este governa.
O movimento nacionalista pan-árabe atingiu o poder no Egito em 1954, criando Nasser, seu chefe, uma espécie de socialismo num regime autoritário apoiado nas forças armadas, tentando autonomizar-se em relação aos países capitalistas, tendo tentado eliminar o Estado israelita e criado a República Árabe Unida em 1958.
- Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália; - Tríplice Entente: França, Reino Unido e Rússia.
No geral, a expressão "Paz Armada" faz referência ao momento que antecede a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), em que as principais potências europeias viviam uma corrida armamentista sem, supostamente, a intenção de dar início a um conflito.
A questão balcânica e o assassinato de Francisco Ferdinando
Cada potência nacionalista buscava impor-se sobre as demais valendo-se de seus traços culturais. Assim, a Alemanha, por exemplo, buscava uma integração cultural com a Áustria-Hungria, que, por sua vez, tinha interesse político na região dos Bálcãs.
Primavera dos Povos é o nome que se dá a uma série de movimentos revolucionários de cunho liberal que ocorreram por toda a Europa durante o ano de 1848. Com a Revolução Francesa de 1789, os ideais libertários espalharam-se por toda a Europa, assustando as monarquias absolutistas europeias.
A liberdade temática dos artistas românticos permitiu que eles percorressem diversos assuntos em suas obras. Os favoritos eram: Nacionalismo: esse foi um tema debatido em diversos países em que o movimento passou. Na Europa, principalmente na França, era particularizado pelos ideais da Revolução Francesa.
O nacionalismo varguista
A política econômica de Vargas priorizou o nacionalismo, incrementando o setor industrial. Essa política pode ser considerada nacional-reformista, atraindo o capital estrangeiro para, em parceria com o capital nacional, impulsionar os setores que dependiam de tecnologia que o país não possuía.
Os conceitos de Nacionalismo e Imperialismo foram cunhados para explicar os fenômenos políticos e econômicos que dominaram a Europa na virada do século XIX para o XX.
O nacionalismo literário começou na década de 1840 com as obras de José de Alencar, que utilizou modelos literários franceses para descrever as regiões e os meios sociais do Brasil. As obras literárias nacionalistas tornaram-se mais complexas na segunda metade do século XIX.
Como o alimento que consumimos é transformado em energia?
Como são chamados os ovos dos peixes?
Como saber se o cachorro Pinscher é puro?
Como conseguir o sim Municipal?
Quais são os hábitos do ouriço?
Quais são os organismos que fazem parte do reino Monera?
Quais os movimentos corporais do Ballet?
Qual a sequência correta dos meses do ano em inglês?
Quais são os órgãos de uma cobra?
Quem paga as despesas do leilão?
Quais são os nomes dos Sete Povos das Missões?
Quantos idosos existem no Brasil 2019 IBGE?
Como é a vida de um ornitorrinco?
Como transferir dados do emissor de Nota Fiscal Eletrônica?
Como são pagas as parcelas do financiamento no Sistema de Amortização Francês Price ou SAF?
Como tirar o brilho de uma sombra?
Como tornar transparente o fundo de uma imagem?
Como tornar as sentenças verdadeiras?
O que devemos fazer para aumentar a velocidade da reação direta?