Importância econômica Este grupo não representa grande parte da economia, sendo poucas espécies utilizadas para alimentação e medicina. Seu maior uso é para ornamentação de vasos e jardins. Algumas espécies são também usadas por pesquisadores como modelos para o ensino de genética e para pesquisas na área.
As pteridófitas são plantas extremamente importantes do ponto de vista ecológico. No interior das florestas, por exemplo, elas possuem papel importante na manutenção da umidade do ar. Além disso, samambaias arbóreas são frequentemente utilizadas como suporte para o desenvolvimento de espécies epífitas e briófitas.
As gimnospermas possuem grande importância econômica, principalmente na produção de fármacos, como o Ginkgo biloba – uma espécie em perigo de extinção, originária da China, mas muito cultivada no mundo todo, atualmente em função de suas propriedades medicinais, como a cura de feridas de pele.
Pteridófitas são utilizadas para alimentação em diversas partes do mundo. Em geral, as partes consumidas são os brotos jovens (báculos) que possuem baixa concentração de compostos químicos em comparação com as frondes adultas.
Atualmente, a importância das pteridófitas para o interesse humano restringe-se, principalmente, ao seu valor ornamental. É comum casas e jardins serem embelezados com samambaias e avencas, entre outros exemplos.
44 curiosidades que você vai gostar
O corpo das pteridófitas já apresenta a diferenciação em raiz, caule e folhas. As raízes formam o sistema radicular, responsável por fixar a planta ao substrato e pela absorção de água e nutrientes. O caule sustenta o corpo vegetal e realiza o transporte de substâncias entre raízes e folhas e vice-versa.
As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. Nesses vegetais, portanto, já é possível observar a presença de xilema e floema, duas estruturas responsáveis pelo transporte de substâncias no interior da planta.
Algumas gimnospermas apresentam importância econômica como o pinheiro, explorado para extrair madeira utilizada na produção de papel, resina e verniz e o pinhão, que é a semente do pinheiro-do-paraná, comestível por mamíferos e aves.
As pteridófitas (do grego pteridon = feto e phyton = planta), também chamadas de plantas vasculares sem sementes, são um grupo vegetal que se destaca pelo surgimento de uma importante novidade evolutiva: os vasos condutores de seiva (xilema e floema).
Como é administrada a nutrição parenteral?
O que eu preciso para ir para os estados unidos?
Qual é a flor chamada primavera?
Quais são os 10 menores animais do mundo?
Pode passar creme hidratante em Recém-nascido?
Com quantos anos pode fazer carteira de trabalho?
Quais são as vantagens da organização funcional?
O que é preciso para trabalhar com Big Data?
Quais são os 3 tipos de manutenção que a NBR 5462 elenca?
Quanto tempo demora pra sair o alisamento do cabelo?
Quem é pré diabético pode comer pão?