O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.
O grau de compactação ou compactação relativa pode ser um parâmetro útil e de fácil medição para indicar mudanças nos parâmetros físicos como macroporosidade, condutividade hidráulica, permeabilidade ao ar e resistência à penetração do solo (Carter, 1990).
Calcular a massa da amostra densificada M2=My-Mc e calcular: eMIN = (V-M2/ρg) / (M2/ρg) O Grau de Compacidade ou Compacidade Relativa é então calculado por GC = (e MAX - e NAT) / (e MAX - e MIN) Determinação do “e” máximo, mínimo e natural Grau de Compacidade (GC) ou Compacidade Relativa (CR) A compacidade de um solo ...
Grau de Compactação O comparativo resulta em uma porcentagem sendo, normalmente especificada em 95% em relação ao ensaio de Proctor Normal para corpo de aterro e 100% para as camadas finais do aterro.
O grau de compactação do solo (GC) foi calculado pela equação: GC = 100Ds/Dsref, em que: Ds é a densidade do solo e Dsref é a densidade do solo após a aplicação de determinada pressão em laboratório.
Compactação em laboratório
O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados. Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.
Existem diversas formas de se medir a compactação do solo. A maioria dos métodos envolve análises de laboratório, com coleta de solo para análise. Diversos parâmetros da física do solo podem ser usados como indicativos para a compactação, como a densidade, porosidade e outros.
Grau de Compactação (GC) Mede-se o peso específico classificado como aparente seco com o máximo de campo, determinado por (kN/m³) e gdmax, que corresponde ao peso específico também do aparente seco máximo, mas em laboratório. Aceita-se uma porcentagem que varia entre 95% e 100%.
A compactação do solo é um efeito desejado em construções, por exemplo, de rodovias, descrita na Mecânica dos solos e ao contrário, é altamente prejudicial em solos destinados à atividade agrícola. A compactação do solo é causada, entre outros, pelo tráfego de máquinas agrícolas.
Hoje, duas das fórmulas mais utilizadas para se calcular o índice de compactação do solo são a fórmula de Sanders e a dos Holandeses. Sua utilização é fácil e pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha uma base de conhecimento sobre o assunto. – Fórmula de Sanders: F = (M+m) + Mgh/x
Como ficam as multas na pandemia?
Quanto ganha um Brasileiro na Suíça?
Quais possíveis defesas do devedor em sede de execução fiscal?
Como consultar a situação do meu FIES?
Quais são os tipos de riscos no mercado financeiro?
Qual a doença que não pode comer glúten?
O que é um organograma de cozinha?
Como Boruto despertou o Jogan?
Quando compensa ser Lucro Presumido?
Quanto tempo demora um arrolamento de bens?
Quantos anos o mundo ainda tem de vida?
Quais são as três instâncias do aparelho psíquico?
Quando não se pode fazer natação?
Qual a porta padrão do localhost?
Quais os tipos de estilos artísticos?
Qual a importância dos direitos humanos em uma sociedade democrática?