Muitas vezes, os si- nais e sintomas do choque, como palidez, sudorese fria, pulso rápido e fino ou ausente, cianose de extremidades, hipotensão arterial, são os únicos sinais do trauma abdominal, visto muitas vítimas estarem inconscientes, com sangramento invisível.
Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão). Dentro de cada divisão foram analisadas as vísceras e as regiões associadas mais atingidas.
As lesões penetrantes ou contundentes podem cortar ou romper os órgãos abdominais e/ou os vasos sanguíneos. Uma lesão contundente pode provocar acúmulos de sangue dentro da estrutura de um órgão sólido (por exemplo, o fígado) ou na parede de um órgão oco (tal como o intestino delgado).
Lesões penetrantes, por definição, causam ruptura da pele, mas os médicos devem se certificar de inspecionar o dorso, região glútea, flanco e parte inferior do tórax além do abdome, particularmente quando há lesão por arma de fogo ou explosivos.
Muitos estudos mostram que os profissionais da saúde têm dificuldade em identificar e tratar o trauma abdominal. A dificuldade na sua identificação da lesão se dá ao fato do paciente estar com nível de consciência rebaixado e às vezes entubado e sedado.
25 curiosidades que você vai gostar
Em vítimas de trauma abdominal fechado, o baço é o órgão mais comumente afetado 1,2, o mais susceptível a lesões graves, e está associado com significante morbidade e mortalidade1. Trauma é a principal causa de morte em pessoas menores de 45 anos, 10% destas são secundárias aos traumas abdominais1.
Cuidados com objetos empalados/encravados. ✓Não devem ser removidos; ✓Devem ser imobilizados ou fixados; ✓Se houver sangramento, deve-se realizar pressão direta com as mãos e compressas.
Trauma abdominal aberto é quando um objeto perfura o indivíduo causando descontinuidade dos tecidos. Sua gravidade baseia-se, sobretudo na possível existência de uma lesão visceral podendo levar à morte imediata por hemorragias e choque ou, tardiamente, por infecções.
Alongamentos suaves dos músculos abdominais e contrações abdominais isométricas podem ajudar no processo de recuperação natural da função da musculatura. No entanto, tenha em mente que exceder o seu limite de dor pode comprometer o processo de recuperação. Portanto, qualquer movimento que cause dor deve ser evitado!
O que é um país de Primeiro Mundo?
Qual a verdura que contém mais ferro?
Qual é o substantivo de excelente?
O que é kernel e quais seus tipos?
Quais são os tipos de lesões comuns com a falta de aquecimento?
Quando foi criada a campanha Dezembro Vermelho?
Como o ser humano enxerga os objetos?
Como protocolar petição inicial no Tj-rj?
O que é NB número do benefício?
Qual era o objetivo do teatro medieval?
Pode guardar banana-da-terra cozida na geladeira?
Como iniciar um controle financeiro?
Quanto custa o quilo do robalo-flecha?
Para que serve a pomada de Bepantol?
O que são animais bípedes e quadrúpedes?
Qual é a melhor pomada para sífilis?