Sistemas de InformaçãoSistema de Informações sobre Mortalidade - SIM. ... Sistema de Informações de Nascidos Vivos - SINASC. ... Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan. ... Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações - SI-PNI.
Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são compostos por uma estrutura capaz de garantir a obtenção e a transformação de dados em informação, em que há profissionais envolvidos em processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados.
ÍndiceSISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO (SINAN)SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE (SIM)SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC)SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES (SIH/SUS)SISTEMA DE INFORMAÇÕES AMBULATORIAIS DO SUS (SIA/SUS)OUTRAS IMPORTANTES FONTES DE DADOS.
São funções dos SIS: planejamento; coordenação; supervisão dos processos de seleção, coleta, aquisição, registro, armazenamento, processamento, recuperação, análise e difusão de dados e geração de informações.
São eles:Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) ... Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) ... Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) ... Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) ... Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) ... Outras fontes de dados. ... Posts relacionados:Referências:
16 curiosidades que você vai gostar
De acordo com (O Brien, 2000), podemos dividir os sistemas de informação em quatro tipos: Sistemas de informação transacionais, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão e sistemas de informações executivas.
Historicamente, a notificação compulsória tem sido a principal fonte da vigilância epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, se desencadeia o processo informação-decisão-ação.
Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Por meio deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências.
Sistemas de Informação
O SIM proporciona a produção de estatísticas de mortalidade e a construção dos principais indicadores de saúde. A análise dessas informações permite estudos não apenas do ponto de vista estatístico e epidemiológico, mas também sócio-demográfico.
O objetivo geral da epidemiologia é reduzir os problemas de saúde na população. Na prática, ela estuda principalmente a ausência de saúde sob as formas de doenças e agravos.
Ministério da Saúde. Para este órgão oficial brasileiro, os principais sistemas de informações correspondem ao de mortalidade (SIM), de nascimento (SINASC), ambulatorial (SIA-SUS), de internações hospitalares (SIH), de notificações de doenças (SINAN), de atenção básica (SIAB), estes para níveis populacionais.
Cada sistema de saúde seria composto por três subsistemas inter-relacionados: o informal (popular sector - família, comunidade, rede de amigos, grupos de apoio e auto-ajuda), o popular (folk sector - agentes especializados seculares ou religiosos, mas não reconhecidos legalmente na sociedade) e o subsistema ...
Doenças e Agravos de Notificação CompulsóriaAcidente de trabalho.Aids.Coqueluche.Meningites.Sarampo e rubéola (doenças exantemáticas)Síndrome Gripal (com dados COVID19)Síndrome Respiratória Aguda Grave (com dados COVID19)Surtos Notificados (incluindo Síndrome Gripal)
notificação compulsória imediata (NCI), cujo prazo é de 24 horas; notificação compulsória semanal (NCS), que tem 7 dias de prazo; notificação compulsória negativa (NCN), comunicação semanal que informará que não foi identificada nenhuma ocorrência, durante a semana.
Um SIS deve servir para gerenciar as informações que os profissionais de saúde necessitam para desempenhar suas atividades da melhor maneira possível sendo eficazes e eficientes. Facilitar a comunicação, integrar as informações entre as equipes, ou em uma equipe de saúde, fornecendo recursos e também apoio financeiro.
O SUS, criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei 8080, tem como grande meta o oferecimento de acesso à saúde para toda a população brasileira.
Indicador é um elemento que possui como objetivo apontar ou mostrar algo a alguém, expressando o desempenho de processos durante um período e/ou impondo ações.
Esse indicador está associado às ausências dos colaboradores aos seus postos de trabalho. Ou seja, ele ajuda os gestores a avaliar a quantidade de faltas registradas em determinado período, além de mostrar quais são os motivos mais recorrentes para esse tipo de problema.
Indicadores de mortalidade
Um dos mais conhecidos, o indicador de mortalidade, possibilita acompanhar o número de óbitos em determinada região, acompanhando também seus perfis, e descobrindo as principais causas de morte.
O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores ...
Parte importantíssima das ações de vigilância, o registro dos casos deve ser feito com qualidade e com garantia de segurança, possibilitando a geração de relatórios e consolidados. Deve ser possível a análise da distribuição dos casos no território e por faixa etária, sexo, comorbidades e vulnerabilidades sociais.
Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.
Tipos de sistemas de informação: tudo o que você precisa saber!Sistema de processamento de transações (SPT)Sistema de informação gerencial (SIG)Sistema de apoio à decisão (SAD)
Quais são os 3 principais tipos de sistemas empresariais?ERP (Enterprise Resource Planning) Um dos sistemas empresariais mais usados é o ERP (Enterprise Resource Planning), também chamado de Planejamento de Recursos Humanos, em tradução livre. ... CRM (Customer Relationship Management) ... BPM (Business Process Management)
Um sistema possui três componentes ou funções básicos em interação: Entrada - envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema; • Processamento - processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto; • Saída - transferência de elementos produzidos na transformação até seu destino final.
O que foi quando e onde surgiu o Romantismo?
Qual o objetivo da reeducação funcional na reabilitação do indivíduo?
Quantos exercícios para bíceps hipertrofia?
Como entrar na carreira militar feminina?
O que os pais devem perguntar na reunião de pais?
O que significa BID Sid e TID?
O que é fenda fusiforme ântero posterior?
Quais as etapas de um plano de ação?
O que fazer quando o conector do iPhone molha?
Qual a ordem do filtrado glomerular?
Quais são os alimentos tóxicos?
Qual é o século 3 antes de Cristo?
Qual a diferença entre carbonato de cálcio e citrato de cálcio?
Quem tem piercing pode entrar no Exército?