Confira quais nutrientes ele tem e veja seus benefícios:Vitaminas do complexo B.Manganês.Cobre.Ferro.Zinco.Selênio.Proteína.Fibras.
Em geral, ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso central. Isso significa que melhoram a memória, garantem o bem-estar dos neurônios e ainda evitam o surgimento de doenças cerebrais, como o mal de Alzheimer. O broto de bambu ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.
Além dessas substâncias, o broto de bambu também possui vitamina A, vitamina B6 e vitamina E e é rico em diferentes tipos de minerais importantes, como potássio, fósforo, sódio, cálcio, magnésio e ferro.
O broto de bambu é consumido no Oriente há séculos, principalmente na culinária chinesa. Também chamado de takenoko, é altamente nutritivo e pode beneficiar muito a saúde. Na verdade, existem mais de 200 espécies de bambu, sendo a comestível (Phyllostachysaurea) apenas uma delas.
Bambu na alimentação humana
A maioria das espécies possui brotos comestíveis, entretanto as recomendáveis são as variedades Dendrocalamus latiflorus (Bambu Chinês), D. asper, D. giganteus (Bambu Gigante), Phylloslaces bambusoides, Bambusa tuldoides.
43 curiosidades que você vai gostar
1. Brotos de bambu. Antes de poderem ser consumidos é preciso cortar as partes fibrosas , e em seguida os brotos precisam de ser fervidos. Quando consumido cru, o bambu contém uma toxina que produz cianeto no intestino.
A raiz do bambu tem duas funções principais: a primeira é, como todas as plantas, extrair água e nutrientes para o bambu usar; a segunda função é ajudar a propagar o bambu criando novas ramas para ele crescer.
As máscaras capilares de broto de bambu são a nova sensação para recuperar fios ressecados pelo excesso de química. “Por ser rica em aminoácidos, minerais e vitaminas A, B e C, a máscara de bambu devolve emolientes, maciez e a elasticidade dos cabelos”, explica Meire dos Anjos, do centro de formação Corte & Cortes.
O extrato de bambu é um forte antioxidante, antimicrobial, com efeito anti-halitose e poder calmante. Segundo pesquisa da Universidade do Havaí, isso se deve aos polifenóis e flavonóides encontrados. ... A expectativa é de que a “água de bambu” ganhe a preferência dos americanos e turistas do próximo verão em Nova York.
Agora que você já conhece os benefícios do broto de bambu é hora de aprender a prepará-lo! Antes de mais nada, o descasque até que a sua casca tenha saído por completo. Depois, corte tudo em tiras ou rodelas e leve para ferver por 10 minutos.
Corte as extremidades e coloque os brotos de bambu dentro de uma panela com água e deixar alcançar a fervura por cerca de 20 minutos. Isso serve para tirar o gosto amargo do broto. Se continuar amargo, você pode repetir o procedimento, mas dessa vez colocando algumas gotas de vinagre em água fresca.
Eu sugiro usar uma panela de pressão para ir mais rápido. Depende do broto mas normalmente em cerca de 20 minutos após pegar pressão ele está no ponto. Deve estar macio mas firme. Se ainda estiver muito duro, cozinhe outros 20 minutos.
Leve para ferver: 8 copos de água e duas mãos cheias de folhas secas. Deixe em ebulição por 3 minutos, desligue, tampe, e espere 1 hora antes de aplicar. Passe nos fios e, de preferência, deixe a noite inteira. Lave o cabelo na manhã seguinte como de costume.
Além disso, a cafeína ainda favorece o fluxo sanguíneo ao interagir com os folículos capilares, o que melhora a distribuição de nutrientes entre os fios. Desta forma, o estimulante tem o benefício adicional de fazer com que os cabelos cresçam muito mais fortes e saudáveis, o que previne a quebra.
Cada espécie de bambu pode produzir brotos com tamanho e peso diferente, alguns chegam a 2 kg, também podem diferenciar-se na cor apresentando tons bem claros, quase brancos e tons amarelados. O sabor pode ser ácido, amargo e/ou doce. O amargor característico se dá pelo ácido cianogênico contido nos bambus em geral.
O broto de bambu é um prato popular em Mianmar. Os brotos aparecem com as chuvas de monções e ficam presentes durante toda a estação chuvosa, de julho até o final de setembro, quando há mais abundância em função das precipitações.
Arrume o broto de bambu cozido em vidros esterilizados previamente (clique aqui para saber como). Arrume primeiro a volta toda, depois complete o meio e cubra com a água fervida. Tampe, deixe esfriar e guarde na geladeira.
Coloque os brotos em potes de vidro esterilizados e complete até a boca com o líquido para a conserva. Tampe bem e leve para a geladeira. Espere 4 dias para abrir e depois delicie-se.
Ele serve para ser usado no preparo de saladas , risotos , frango xadrez , pastéis , empadão , etc . Qualquer receita que você utilize palmito , poderá usar o broto como substituto. Para usar o broto congelado , deve-se retirar do freezer e descongelar previamente antes do preparo da receita .
Uma dica interessante é trocar a água umas 3 vezes. Isto ajuda a retirar o amargor característico. Quando estiver macio, desligue o fogo e adicione uma pitada de bicarbonato de sódio na água ainda quente. Deixe de molho por meia hora, escorra e deixe esfriar.
Modo de preparoCorte o miolo do broto de bambu em rodelinhas;Coloque em uma panela para cozinhar, quando levantar fervura, colocar 2 colheres de bicarbonato de sódio;Deixe por alguns minutos e desligue. ... Escorra a água e renove-a trocando algumas vezes no dia;Refogue a carne picadinha com todos os temperos a gosto;
Bambus – algumas vezes, as hastes contem água nas juntas ocas. Sacuda as hastes dos bambus velhos e amarelados.
O que aconteceu com Tina Turner?
O que se deve ter em uma biografia?
Como foi a queda de Mefibosete?
Como funciona uma Central de Material de esterilização?
Como a tuberculose era tratada?
Como jogar em um torneio de poker?
Onde está escrito que Lúcifer foi expulso do céu?
Qual o custo para participar do Rally dos Sertões?
Quais doenças devem ser notificadas em 24 horas?
Para que serve o magneto de uma moto?
Como funciona audiência de conciliação família?
O que é preciso para abrir uma ONG ambiental?