Níveis da escrita – Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Para avaliar o desenvolvimento inicial da escrita segundo a teoria de Ferreiro, as escritas das crianças foram classificadas de acordo com três níveis diferentes: pré-silábico, silábico e alfabético.
O papel das emoções na leitura está ligado aos três níveis básicos de leitura como: níveis sensorial, emocional e racional. Cada um dos três corresponde a uma forma de aproximação do texto.
Nível Silábico: - A criança tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro para as letras; - Já desconfia que a escrita representa a fala; - Já desconfia que a menor unidade de língua seja a sílaba; - Em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
Nível Alfabético: - Entende que a escrita possui uma função social; - Entende o modo de construção do código da escrita; - Não apresenta problemas de escrita no que se refere a conceito; - Não é léxica nem ortográfica.
Por isso, o professor precisa buscar descobrir o que o aluno está pensando sobre a escrita naquele momento, mais do que avaliar se consegue desenhar bem cada uma das letras. Identificar as hipóteses de escrita de cada aluno é condição primordial para planejar as atividades adequadas e, principalmente, os agrupamentos produtivos na turma.
Na fase de alfabetização, a criança passa por quatro níveis de escrita. Confira agora quais esses níveis e como a criança se desenvolve neles. Emília Ferreiro, uma psicóloga e pesquisadora, estudou por vários anos a teoria de Piaget. Ela buscava entender como um determinado sujeito aprende.
Em sua primeira obra, a autora relatou que antes mesmo de entrar para alguma escola, a criança já inicia o aprendizado da escrita. Ferreiro ainda afirma que, a princípio, a escrita é apenas uma representação e que depois passa a ser codificada para a língua materna.
Na fase de alfabetização, a criança passa por quatro níveis de escrita. Confira agora quais esses níveis e como a criança se desenvolve neles. Alfabetização. Por Izaura Araújo Publicado em . Emília Ferreiro, uma psicóloga e pesquisadora, estudou por vários anos a teoria de Piaget.
Quais são os ganhos possíveis durante o método hidrocinesioterapia?
Que tipo de exercícios físicos ajuda a aliviar a ansiedade?
Quanto ao local adequado de armazenamento e forma como os filmes radiográficos devem ser mantidos?
Como foram escolhidos os discípulos de Jesus?
Como tomar o remédio orlistat para emagrecer?
Como os fungos se reproduzem a vantagem nesse modo de reprodução?
Como é para que eram educados meninos e meninas em Esparta?
Como você cuida da sua imagem pessoal de exemplos de atitudes?
Como explicar o que é ética para as crianças?
Quando ocorre uma reação de substituição?
Qual o processo da gliconeogênese?
Como explicar o que é primavera?
Em qual situação Os fungos podem ser utilizados pelos seres humanos?