Pré-História da Medicina Medicina pré-histórica plantas incorporados (itoterapia), partes de animais e minerais. Em muitos casos, esses materiais foram utilizados substâncias ritualmente como mágicos por sacerdotes, xamãs ou curandeiros.
“O que conhecemos como clínica médica surgiu há apenas cerca de 200 anos. Até então, os tratamentos eram quase sessões de exorcismo”, diz ele. De fato, os médicos jogavam baforadas de fumaça, produzida pela queima de tabaco, para expulsar a peste de seus pacientes.
Ainda na Idade Média, por exemplo, a cura para diversas enfermidades era realizada através da sangria. Esse método consta da colocação de sanguessugas em cima da pele para que elas possam fazer a “limpeza” das impurezas.
Na Antiguidade as concepções de saúde dos povos estavam ligadas à natureza e à convivência em grupo. A condição de enfrentamento social e a compreensão dos eventos de equilíbrio e desequilíbrio da natureza e seus deuses eram condições para os povos, tribos e população terem sobrevivência e saúde.
Sem a tecnologia na medicina, portanto, a expectativa de vida era baixa. Praticamente qualquer doença representava um risco real de morte. Mesmo condições que, hoje, têm chances altíssimas de cura, como fraturas, eram uma grave ameaça antes da invenção de técnicas como torniquetes, talas e gesso.
30 curiosidades que você vai gostar
A evolução da Medicina na Europa
Foi com os gregos que a Medicina teve um salto tecnológico. Hipócrates, considerado o pai da Medicina, desenvolveu um método no qual as doenças são causadas por desequilíbrios corporais. No seu trabalho, ele mostrou formas de diagnosticar problemas comuns da época, como a tuberculose.
A atividade médica surgiu há milhares de anos. No Egito Antigo já eram realizadas cirurgias bastante complexas. Mas foi na Grécia Antiga que a medicina se desenvolveu, onde surgiram as primeiras técnicas na arte de identificar os sintomas das doenças. Também na Grécia nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.
Conceitos de saúde ao longo da história
Diversos conceitos do que vem a ser doença e saúde existem desde muito cedo. Na visão Mágico-Religiosa do Egito, doença era resultado de forças alheias ao organismo por causa do pecado ou de maldição. A cólera era considerada divina diante dos pecados humanos.
Hipócrates postulou a existência de quatro fluidos (humores) principais no corpo: bile amarela, bile negra, fleuma e sangue. Desta forma, a saúde era baseada no equilíbrio desses elementos. Ele via o homem como uma unidade organizada e entendia a doença como uma desorganização desse estado.
Como podar ravenala de jardim?
Como iniciar uma conversa no WhatsApp?
Como registrar a autoria de um texto?
Como provar que os triângulos são congruentes?
Quem trabalha com solda e o quê?
Porque o nome da cidade de Jaraguá do Sul?
Quais são os diferentes maneiras de proteger uma pasta de trabalho no Excel?
Como comprovar horas de sobreaviso?
Como se chamam os profissionais que trabalham no garimpo?
Como estimular o diálogo em um relacionamento?
Como proteger desenho industrial?
Como se chama o profissional que trabalha com ar condicionado?
Qual o laudo necessário para caracterizar ou descaracterizar a aposentadoria especial?
É um tipo de vírus cujo o hospedeiro e uma bactéria?