Como funciona?
A tarifa branca funciona assim: nos dias úteis, a cobrança da energia é dividida em três faixas de horário, que mudam de acordo com a região. Há o horário de pico, intermediário e fora do pico. Nos fins de semana e nos feriados nacionais, vale o valor do horário fora de pico.
Cada distribuidora funciona de um jeito diferente No caso da Enel São Paulo, por exemplo, o horário de ponta vai das 17h30 às 20h30, o intermediário de 16h30 às 17h30 e de 20h30 às 21h30. Nos finais de semana e nos feriados, a tarifa vigente é a mais barata em todos os horários (e para todas as distribuidoras).
A cobrança na tarifa branca funciona assim: o dia é dividido em três horários de consumo. Quanto maior a necessidade de energia na sua região naquele período, mais caro será o valor cobrado pelo consumo de energia. Em contrapartida, quanto menor o uso da rede elétrica, mais barato será usufruir da eletricidade.
Os horários nos quais a energia é mais cara ou mais barata, no entanto, dependem de cada distribuidora de energia. "A tarifa na hora de ponta é mais cara e isso varia para cada distribuidora. Mas, às vezes chega a um custo 80% mais elevado nesse horário.
A Tarifa Branca dá desconto na conta de luz nos horários fora do pico. Mesmo assim, apenas 0,1% solicitam o programa. Essa baixa está relacionada diretamente pela falta de divulgação do programa que existe desde 2018.
Até ano passado apenas unidades consumidoras com média anual de consumo mensal superior a 250 kW/h poderiam solicitar aderir a Tarifa Branca. A partir de 1º de janeiro de 2020 todas as unidades atendidas em baixa tensão passaram a ter este direito, com algumas exceções conforme descrito no próximo tópico.
Evite tomar banho quente nos horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30. Para economizar o consumo de água, corrigir prováveis vazamentos já ajuda, e muito.
O horário de ponta é, por definição, o período do dia em que ocorre um pico na demanda por energia elétrica. No Brasil, em razão dos hábitos da população, esse horário costuma ocorrer entre 17h e 21h.
A vantagem de aderir à Tarifa Branca dependerá não só do perfil de cada consumidor, mas também da capacidade de alterá-lo frente ao seu tipo de comércio e da análise do custo/benefício decorrente dessa alteração. No exemplo, a unidade comercial funciona nos dias úteis das 8h às 20h.
Retorno: o cliente que cancelar a adesão a tarifa branca poderá solicitar uma nova adesão após um prazo de 180 dias. A Tarifa Branca tem alguma relação com o sistema de Bandeiras Tarifárias?
O consumidor deve observar a relação entre a Tarifa Branca relativa ao consumo fora de ponta e a Tarifa Convencional. Essas tarifas são definidas anualmente pela ANEEL nos reajustes tarifários e publicadas em resoluções homologatórias, para cada distribuidora.
A Tarifa Branca é divida em 3 períodos, que variam de distribuidora para distribuidora, mas que são chamados de: Horário de Ponta: os momento de maior demanda energética no sistema elétrico ou de lotação do nosso estacionamento exemplo;
Como saber o nível do meu inglês?
O que é o número do registro civil de nascimento?
Como se pone Visual Basic en Excel?
Como escrever os ordinais por extenso?
Como se diz travesseiro ou travesseiro?
Como se escreve uma pessoa especial?
O que é mais correto orar ou rezar?
Como transformar de litro para grama?
Por que a palavra “onde” é usada?
Como aprender a falar mais alto?
Como alterar SKU no mercado livre?
Como corrigir imperfeições da parede para pintar?
Como calcular a quantidade de massa acrilica?
Como passar o lápis de olho quem tem olhos pequenos?
Como ver os arquivos de um celular desligado?