A lesão de mancha branca apresenta uma característica superficial calcária que lembra o giz, tornando-o opaco, já que perde sua aparência brilhante1. A aparência clínica dessas lesões brancas ou manchas brancas é causada pela perda da subcamada de esmalte, resultando na perda da translucidez19.
Em um primeiro estágio, ela pode se limitar ao esmalte, apresentando aspecto rugoso e opaco (cavidade em esmalte, FIG. 1.7) ou pode progredir atingindo a dentina, que se mostra amolecida, com aspecto úmido e geralmente de coloração amarelada (lesão cavitada em dentina, FIG.
A cárie dentária é uma doença crônica e infecciosa que provoca a destruição dos tecidos dentários, podendo ser diagnosticada clinicamente em seus estágios iniciais (lesões em esmalte) ou estágios mais tardios (cavitação em dentina e/ou necrose da polpa dentária, órgão onde se localizam terminações nervosas e capilares ...
Para a remineralização das lesões de mancha branca, optou- -se pela aplicação tópica de flúor, com a utilização de gel à base de flúor fosfato acidulado a 1,23%.
Após a remoção dos bráquetes, quando detectadas as manchas brancas, aplicações mensais de verniz fluoretado, aliadas à utilização de cremes dentais fluoretados e bochechos com fluoreto de sódio, apresentam um bom nível de recuperação do esmalte.
Para a remineralização das lesões de mancha branca, optou- -se pela aplicação tópica de flúor, com a utilização de gel à base de flúor fosfato acidulado a 1,23%.
As manchas brancas causadas pelo excesso de flúor podem ser removidas por meio de clareamento ou colocação de facetas dentárias, também conhecidas por lentes de contato dentário, de acordo com a recomendação do dentista.
“Nesse caso, é necessária urgência no tratamento, com a remoção de todo tecido pulpar e a restauração do canal por materiais obturadores”, ressalta. Outras possíveis soluções para o problema da cárie radicular é o pino dentário, a prótese dentária fixa e a cirurgia plástica gengival.
A cárie radicular ou cárie na raiz do dente, caso se trate já de uma cárie profunda, é geralmente grave devido à sua proximidade com o nervo do dente e que ocorre quando a raiz já está exposta por retração da gengiva.
Entre outros fatores de risco estão condições que diminuem a produção de saliva como a diabetes, síndrome de Sjögren e alguns medicamentos, como os anti-histamínicos e antidepressivos. As cáries estão também associadas à pobreza, falta de higiene oral e problemas nas gengivas que causem a exposição das raízes dentárias.
O metabolismo bacteriano também é importante para o metabolismo animal, com as bactérias desempenhando um papel nos processos metabólicos do organismo maior, dividindo os alimentos ingeridos em componentes que o corpo pode metabolizar.
Ao longo do tempo, foram propostos diferentes conceitos sobre a etiologia da cárie dentária. No final do século XIX, Miller introduziu a teoria quimiositária, afirmando que diversos micro-organismos da cavidade bucal eram capazes de produzir ácido através da fermentação do açúcar, e que estes dissolviam os cristais de hidroxiapatita dos dentes.
Nos dentes de leite, as cáries afetam 620 milhões de pessoas, ou 9% da população. Em anos recentes, as cáries têm-se tornado mais comuns, tanto em adultos como em crianças. A condição é mais comum em países desenvolvidos devido ao maior consumo de açúcares simples.
O que é uma lauda segundo a ABNT?
Quais as principais características do Orfismo?
Qual a diferença do registro de pressão para o registro de gaveta?
Qual é a lei de direito de imagem?
Qual a porcentagem de hemoglobina S na anemia falciforme?
Quais os sintomas da gastrite inflamada?
Qual a importância do feedback positivo?
Quais são os processos manuais de usinagem?
Quais são as principais atividades econômicas da região Norte?
Como girar elementos no Canva?
Qual é o lugar mais seguro do mundo?
Quais são os tipos de tranças?
O que plantar no mes de setembro?
Quais são os elementos essenciais de uma referência bibliográfica?