A principal característica orfista era o uso da cor como meio essencial e primordial da sua expressão artística, Robert Delauney, personalidade chave do movimento, dizia que “Só a cor é simultaneamente cor e motivo.” No Orfismo há uma tendência à abstração e à pintura pura.
Características. Escândalo, provocações, influências das correntes estéticas que se desenvolviam na Europa, especialmente o Futurismo e o Cubismo, motivaram o lançamento da revista, bem como o movimento vanguardista em Portugal. Essas são as marcas da Revista Orpheu.
Representado por grandes nomes como Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Branquinho da Fonseca, Alves Redol e José Régio, o Modernismo Português nasceu com três fortes e principais características: a revolução, a inovação e a ousadia.
A Geração d Orpheu foi o grupo responsável pela introdução do Modernismo nas artes e letras portuguesas. O nome advém da revista literária Orpheu, publicada em Lisboa no ano de 1915.
Sob esse clima de forte tensão, os intelectuais ligados à revista Orpheu tinham como objetivo encontrar novas formas de expressão literária, formas que deixassem para trás o acanhado meio cultural português. ... Bem propriamente, ORPHEU, é um exílio de temperamentos de arte que a querem como a um segredo ou tormento…
43 curiosidades que você vai gostar
O Orfismo foi o movimento literário que inaugurou o modernismo em Portugal. Entre seus fundadores, estão os poetas Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros. O que é propriamente revista em sua essência de vida e cotidiano, deixa-o de ser ORPHEU, para melhor se engalanar do seu título e propôr-se.
Influenciados por essa efervescência cultural, os escritores Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Raul Leal, Luís de Montalvor e o brasileiro Ronald de Carvalho — esse último responsável pela publicação no Brasil — criaram a revista Orpheu (daí o nome Orfismo) com o objetivo de divulgar o modernismo ...
O Modernismo representa a ruptura com padrões e a inovação. A Escola Literária Modernista surge no início do século XX, após o Pré-Modernismo, num período conturbado. Em Portugal, berço do Modernismo no Brasil, seu marco inicial data de 1915 com a publicação da Revista Orpheu.
Enquanto o Orfismo olhava para o homem, sua condição no mundo e seu futuro, o Presencismo preferiu trilhar o caminho inverso ao criar uma literatura introspectiva, tida por muitos, sobretudo pelos orfistas, como uma literatura alienada, distante das séries crises políticas enfrentadas naquele momento pela Europa.
Como organizar fotos impressas em caixas?
Como ordenar duas colunas simultaneamente no Excel?
Como interpretar uma questão do Enem?
Porque o celular atrapalha o sono?
Como o hipotálamo participa do comportamento alimentar?
Como montar um delivery de bolos caseiros?
Como o historiador analisa as fontes e interpreta os acontecimentos?
Como funciona a consignação em brechó?
Como o governo pode praticar uma política fiscal expansionista?
Como ser autoridade no Instagram?
Como incluir uma criança com paralisia cerebral?
Como o governo controla investe o dinheiro dos tributos?
Como montar um casamento no The Sims 4?
Como os historiadores desempenhavam seu trabalho antes do aparecimento da escrita?
Qual é a relação dos Annales com o marxismo?
Como ter acesso a provas anteriores do Enem?