Muitos são os problemas que impedem o progresso rumo à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável. Os desafios são, muitas vezes, relacionados com os seguintes critérios (REID et al., 2010): (i) necessidade de uma coordenação global; (ii) relevância para os tomadores de decisão; e (iii) alavancagem.
O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta. ... A economia deve considerar a questão social e ambiental.
O desenvolvimento sustentável pode ser atingido com um conjunto de políticas capazes de, simultaneamente, garantir o aumento da renda nacional, o acesso a direitos sociais básicos (segurança econômica, acesso a saúde e educação) e a redução do impacto do aumento da produção e do consumo sobre o meio ambiente.
A sustentabilidade visa a preservação do meio ambiente, diminuindo o impacto negativo no planeta. Isso quer dizer que é possível viver confortavelmente tendo ações sustentáveis na rotina. Por exemplo, ao fazer uma reforma no apartamento você pode racionar o uso da água e evitar o desperdício de materiais.
8 atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável
Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.
Prover um ambiente de trabalho seguro e sadio; proteger a saúde humana e o meio ambiente; e promover um desenvolvimento sustentável. Promover uma competição justa incluindo respeito aos direitos intelectuais e de propriedade, e não oferecer ou pagar subornos.
Quando se pensa em sustentabilidade é necessário conciliar crescimento econômico e preservação do meio ambiente. ... Nesse sentido, o apoio do Estado é essencial para tornar, por meio de uma agenda política, medidas de fomento que incentivem e tornem possíveis iniciativas sustentáveis nos mais diversos setores da economia.
A concepção de sustentabilidade pressupõe uma relação equilibrada com o ambiente em sua totalidade, considerando que todos os elementos afetam e são afetados reciprocamente pela ação humana.
“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em satisfazer suas próprias necessidades.” A partir desse conceito, verificamos que se adiciona ao conceito de sustentabilidade a noção de responsabilidade entre as gerações.
Inclusive, costumamos relacionar sustentabilidade ao meio ambiente, em especial no controle da poluição. Não que a relação inexista, mas a abrangência do termo é muito maior. Nesse artigo, veremos que a concepção de sustentabilidade vai além das questões ecológicas, e que pode ser aplicada a qualquer tipo de recurso.
A sustentabilidade ecológica é a mais conhecida. Consiste em planos baseados nos avanços do conhecimento ecológico e também de proteção ambiental. Esse tipo de sustentabilidade conta com níveis estáveis de crescimento populacional e usa recursos naturais para que todas as atividades humanas fiquem dentro dos limites do meio ambiente.
Como é formada a bainha de mielina no SNC é SNP?
O que pode causar um coágulo no cérebro?
Como se tornar uma versão melhor de si mesmo?
Como fazer o teste do pH da água com repolho roxo?
Como medir as polegadas de uma TV com a mão?
Como medir o desempenho do colaborador?
Como se formam os planaltos cristalinos?
Qual a vantagem de ter uma holding familiar?
O que é Flexao de gênero do adjetivo?
Quais são os músculos da face?
Qual a porção ideal de macarrão por pessoa?