Planaltos cristalinos: são formados por rochas metamórficas e ígneas intrusivas (que se formaram abaixo da superfície). Esse tipo de planalto é resultante da decomposição de antigas montanhas que foram desgastadas pelos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo.
São considerados agentes externos (exógenos) que modificam o relevo fenômenos como o vulcanismo e o tectonismo. V. São exemplos de Planaltos no Brasil: Planalto das Guianas, Planalto Meridional e Planalto Nordestino..
Planaltos podem ser construídos devido a processos erosivos de glaciações em áreas montanhosas, neste caso os planaltos encontram-se ao redor de montanhas. A água também pode erodir montanhas e outras formas de relevo em planaltos.
Dessa forma, pode-se dizer que sua constituição é feita pelo desgaste de agentes externos. As rochas cristalinas são muito recorrentes em sua composição, daí o nome. Planalto Sedimentar: a formação desse tipo de planalto está diretamente relacionada ao movimento das placas tectônicas.
Os planaltos também podem ser classificados de acordo com a estrutura geológica à qual pertence. Basicamente, localizam-se em duas principais unidades que fazem parte da estrutura geológica da Terra: → Bacias sedimentares: área caracterizada por acúmulo de sedimentos ao longo de muitos anos.
Como faço para ativar o Java no Google Chrome?
Quais os tipos de telha de fibrocimento?
Qual o melhor anzol para pescar na beira da praia?
São Miguel dos Milagres economia?
Qual o jogo mais viciante do Roblox?
Como fazer um pó descolorante caseiro?
Quais os procedimentos para renovar a carteira de habilitação?
Como surgiu o banditismo social?
O que é entrevista de desligamento da empresa?
Quem vai apresentar o Caldeirão em 2022?
Como se escreve sessenta e seis?
Qual é a altura ideal de um travesseiro?