Os leucócitos percorrem um caminho desde o lúmen do vaso até o tecido intersticial seguindo uma sequência de eventos, como: a adesão ao endotélio; transmigração para dentro do endotélio (diapedese); migração para o tecido intersticial através de estímulos quimiotáticos.
A deficiência de adesão leucocitária é uma imunodeficiência primária. Ela é herdada como uma doença autossômica recessiva. Isto é, são necessários dois genes para a doença, um do pai e um da mãe. Na deficiência de adesão leucocitária, está faltando uma proteína na superfície dos leucócitos.
É um processo dinâmico e envolve uma resposta coordenada de múltiplas células. A cicatrização é descrita em quatro fases: hemostase, inflamatória, proliferativa e remodelação.
Firmemente ligado, o neutrófilo estende-se e rola por entre os poros endoteliais, dando início à migração para o tecido através de dois mecanismos distintos: a transmigração paracelular (entre as junções da células endoteliais) e a transcelular (através da célula endotelial).
A leucocitúria é caracterizada pelo número aumentado de leucócitos na urina. Na maioria das vezes, refere-se ao aumento da quantidade de neutrófilos e indica inflamação no trato urogenital1,2.
Após a aderência firme, os leucócitos inserem pseudópodes nas junções entre as células endoteliais, espremem-se entre as junções interendoteliais, e assumem uma posição entre a célula endotelial e a membrana basal. Em seguida, elas atravessam a membrana basal e escapam para o espaço extravascular, processo chamado de transmigração.
Após diagnosticada a leucocitose, o médico tratará a causa desse aumento de glóbulos brancos, uma vez que a leucocitose é um sinal, e não uma doença. Por estar relacionada com problemas graves de saúde, é importante sempre realizar exames de rotina para analisar quantitativa e morfologicamente os leucócitos.
No leucograma é realizada a contagem de leucócitos e, consequentemente, a avaliação do sistema imunológico e defesa do organismo. O número alto ou baixo de leucócitos pode indicar a ocorrência da leucocitose ou leucopenia. A contagem diferencial de leucócitos determina qual o tipo que teve sua quantidade aumentada ou diminuída.
O hemograma é o exame responsável por realizar a contagem da quantidade de hemácias, leucócitos e plaquetas no sangue, sendo, portanto, a escolha ideal para o diagnóstico de leucocitose. A parte do hemograma que está relacionada com a análise morfológica e quantitativa dos glóbulos brancos é chamada de leucograma.
O que é a patente de um produto?
O que usar para tirar ferrugem do disco de freio?
Como é o nome da mira da arma?
Como funciona a terapia musical?
Como tirar notificação de ativação do Windows?
Como fazer a medição de uma obra?
O que é máquina de escrever em braille?
Como tirar a pele do frango defumado?
Como funciona a nova divisão internacional do trabalho?
Como utilizar a criptografia do WhatsApp?
Quanto é a participação de lucro?
Como remover o ativar o Windows da tela?
Quem precisa de projeto de combate a incêndio?
Como desativar a opção de pesquisa no Excel?
Como diminuir a oleosidade dos cabelos após escova progressiva?
Para que serve o recurso de mesclagem de camadas no Photoshop?
Como mudar linha para coluna Excel?