Confira a seguir as principais características da avaliação somativa: São avaliações diagnósticas; possuem a função de informar e verificar o desempenho escolar dos estudantes; ... ajuda escolas a compararem seu resultado com o de outras instituições.
A avaliação somativa tem como finalidade avaliar quais foram as habilidades e competências adquiridas pelo aluno ao final de um processo educacional. O objetivo principal de um educador é proporcionar a aprendizagem dos alunos a partir de práticas pedagógicas efetivas e de qualidade.
Características da avaliação formativa
A avaliação formativa propõe o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens do aluno. O resultado desse acompanhamento são informações que alimentam e direcionam de forma significativa a ação pedagógica, aproximando de maneira considerável professor e aluno.
A avaliação somativa faz parte de uma realidade bastante comum dentro das escolas brasileiras, principalmente como princípio relacionado às avaliações externas. Geralmente, é utilizada no final de um processo educacional com objetivo de avaliar o resultado da aprendizagem.
“Classificatória é classificar somente por meio de notas; alunos que sabem ou não. Formativa: constrói junto ao aluno o conhecimento, por meio de várias estratégias, que não sejam apenas notas”. “Avaliação Classificatória – o aluno é classificado pelos que são “bons” e pelo que são “ruins”.
42 curiosidades que você vai gostar
Já a avaliação somativa, ou classificatória, tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao fim de um curso ou unidade de ensino. Dessa forma, os estudantes são classificados de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória).
As avaliações somativas são essenciais para informar e situar os estudantes da escola como um todo. Enquanto a avaliação formativa é utilizada para um processo contínuo e longo, onde o erro não é nada mais que um fator que faz parte do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
A diagnóstica, geralmente, é feita antes de se iniciar um ciclo ou conteúdo, na volta às aulas; a formativa é feita continuamente ao longo dos processos de ensino-aprendizagem e a somativa ao final desses processos e ciclos.
Quem tem cisto pode fazer esforço físico?
Qual foi o maior anime do mundo?
Quantos Joules tem um coulomb?
Qual é o gás do botijão de gás?
O que é o Direito Internacional?
Quando as aftas são perigosas?
O que faz um Supervisor de supermercado?
O que pode impedir a renovação da CNH?
Qual parte do IP significa a rede?
Quanto a Thassia Naves gastou no casamento?
Como foi o Período Clássico na Grécia?
Quantos seguidores Pedro Scooby tinha?
Qual o CFOP de venda para consumidor final?
Qual é maior segundos ou minutos?