Em vias com velocidade máxima de até 100 km/h, desconta-se 7 km/h. Por exemplo, se a velocidade máxima for de 60 km/h, e o motorista for flagrado a 69 km/h, a velocidade considerada será 62 km/h para a aplicação da multa. Caso passe no radar a 65 km/h, a margem de tolerância considera 58 km/h.
E quando a velocidade máxima no trecho é de 50 km/h, qual a tolerância do radar? Para ser multado, a velocidade medida deve ser de 58 km/h. A infração é média quando a velocidade medida não ultrapassa os 67 km/h, grave quando fica entre 68 e 82 km/h e gravíssima quando é de 83 km/h ou mais.
Então, se a velocidade máxima em uma rua ou avenida for de 40 quilômetros por hora, não é considerado uma infração se você passar até 47 por hora. Isso porque existe uma tolerância de sete quilômetros. Se a velocidade máxima indicada for de 90 por hora, você pode passar até 97.
Como consultar a multa de trânsito no sistema do Detran?
A regra é simples: até 100 km/h, a tolerância é de 7km/h. Se a velocidade do veículo estiver acima de 100 km/h, o “desconto” do radar móvel é de 7%.
Em uma lombada eletrônica que considere o limite em 110 km/h, a margem será de 117,7 km/h, isto é, 7% a mais. Então, quando um infrator recebe uma notificação porque passou a 61 km/h, quando o limite era de 60 km/h, na verdade ele passou a 68 km/h.
Tolerância do radar Conforme a norma, os erros máximos admitidos para medição em serviço são ± 7 km/h para velocidades até 100 km/h e ± 7% para velocidades acima de 100 km/h.
A regra é simples: até 100 km/h, a tolerância é de 7km/h. Se a velocidade do veículo estiver acima de 100 km/h, o “desconto” do radar móvel é de 7%. Confira, na tabla abaixo, se levou a multa – considerando a tolerância.
A regra é simples: até 100 km/h, a tolerância é de 7km/h. Se a velocidade do veículo estiver acima de 100 km/h, o “desconto” do radar móvel é de 7%.
Os radares de velocidade que mais multam são o do tipo fixo, que não precisam de nenhum agente operando para fazer o registro da infração. Desse modo, quase todos os motoristas que passam acima do limite por um aparelho em funcionamento são multados – afinal, o aproveitamento das imagens é grande (a seguir, você entenderá como o radar funciona).
O radar móvel é um dispositivo de aferição de velocidade, normalmente instalado de forma provisória em vias públicas. Seu funcionamento segue o mesmo princípio dos radares fixos: visa detectar possíveis abusos do limite de velocidade imposto nas vias em que operam.
Uma crítica que se faz aos agentes de trânsito em relação à forma como operam os radares móveis é quando se escondem ao utilizar o aparelho. De fato, é perfeitamente possível para um agente utilizar um radar sem ser percebido pelos motoristas. E depois, em casa, você recebe a surpresa por correspondência: uma nova multa a pagar.
Mas como o aparelho consegue determinar a quantos quilômetros por hora o veículo estava trafegando? Depende do tipo de radar, como você verá a seguir. Entre os tipos de radares eletrônicos de velocidade temos as lombadas eletrônicas, que são duas torres nas laterais da via, com um painel que exibe ao motorista a velocidade na qual ele passou.
Como ler uma variável tipo char em C?
Como é formada a família indígena?
Como depilar a virilha com os pelos pequenos?
O que aconteceu na Convenção Nacional?
Quais foram os governos militares do Brasil?
Como entender uma planta de apartamento?
O que é fluxo laminar e turbulento?
Como a avaliação psicológica poderia contribuir para a Psicologia em emergência e desastres?
Qual é a principal característica da política do feudalismo?
Quais os direitos do paciente com transtorno mental?
Como se depilar com cera pronta?
Como saber se a pessoa é forte?
O que é a sensação Segundo Locke?
Como saber quem fez uma denúncia?
Como saber se o recall foi feito?
Como é chamada a camada energética onde acontecem as reações elétricas de um átomo?