Alguns estudos indicam que a exposição à luz do celular à noite prejudica o sono porque o tipo de iluminação proveniente da tela do dispositivo corta a secreção de melatonina, um hormônio liberado pela glândula pineal que age diretamente nos padrões de sono.
Com isso, as principais áreas que promovem o sono no nosso cérebro são inibidas. Além disso, a exposição à luz do celular faz com que a liberação da melatonina, conhecida como “hormônio da escuridão”, seja inibida. A ideia de que interatividade e luminosidade prejudicam o sono não é necessariamente nova.
Aparelhos eletrônicos atrapalham o sono? A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.
Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.
Pessoas usam o celular antes de dormir, reduzem o efeito da melatonina, demorando mais tempo para iniciar o sono. Além disso, apresentam sono mais fragmentado. Então esse sono leve pode estar sendo causado pelo excesso de luz que vem do seu celular.
Além de prejudicarem o sono, o celular e a televisão impedem o casal de, finalmente, se conectar um com o outro depois de um dia cansativo e cheio de atividades. Um quarto sem telas abre as portas para conversas e conexões, fundamentais para qualquer relacionamento.
Quanto ao uso de celulares e outras tecnologias similares, não são indicados no escuro e nem antes de dormir, pois a luz azul também desequilibra a produção do "hormônio" que induz ao sono (melatonina) e o ciclo circadiano, que representa o período de 24 horas que regra nosso organismo e os horários biológicos, podendo ...
Recomenda-se cortar o tempo de tela 1 hora antes de dormir, mas também há benefícios em interromper apenas 30 minutos antes de dormir. E com certeza os smartphones são normalmente os principais culpados, mas mesmo os tablets e TVs podem emitir luz azul que pode contribuir para o sono insatisfatório.
Passar muito tempo realizando movimentos repetitivos no celular também pode causar inflamação e dores no punho, que podem inclusive irradiar por toda musculatura próxima.
Estudiosos descobriram que celulares, tablets, televisores e outros eletroeletrônicos emitem uma radiação na frequência da cor azul, interferindo diretamente na produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Ou seja, essa luz atrapalha o relógio biológico, mantendo a pessoa mais acordada em momentos de dormir.
Qual é a função das placas educativas?
Qual é a energia da cor preta?
Qual a alteração Cromossomica da Síndrome de Turner?
Como é feito o exame de tireoide?
O que é o processo de vulcanismo?
Qual a espessura da divisória de eucatex?
Qual o ciclo de caixa da empresa?
Quais são as aves aquáticas do Brasil?
Quando começa o outono em 2021?
O que significa sonhar com furacão?
Pode dar soro fisiológico para cachorro?
Quanto dura um semestre na faculdade?