O que é Dialética: Dialética é um debate onde há ideias diferentes, onde um posicionamento é defendido e contradito logo depois. Para os gregos, dialética era separar fatos, dividir as ideias para poder debatê-las com mais clareza.
DialéticaEtimologia da palavra dialética.O que é dialética?Dialética socrática.Dialética platônica.Dialética de Aristóteles.Dialética materialista.
COMO FAZER O MÉTODO DIALÉTICO
Em primeiro lugar, se define uma tese como sendo uma possível verdade. Depois, se define a antítese, que vai negar a tese. No embate entre a tese e a antítese surge a síntese. A síntese pode dar origem a outra tese e dar início a um novo ciclo.
O Método Dialético, frequentemente referido apenas como Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.
Diferentemente da indução e da dedução, a dialética não se baseia em evidências ou premissas, mas em três elementos muito importantes: a tese, a antítese, elemento oposto, contraditório, e a síntese, momento em que se associa as duas afirmações de forma que se possa falar da contradição.
30 curiosidades que você vai gostar
A abordagem dialética é eminentemente processual, pois permite colocar o processo como os arranjos organizacionais são construídos sob o enfoque principal da análise. A teoria dialética “oferece uma explicação dos processos envolvidos na produção, a reprodução, e a destruição de formas organizacionais particulares”.
Princípios do Método Dialético
Não pode existir um objeto isolado de outro. Todos os fenômenos da natureza estão interligados e determinados mutuamente. O aparecimento, a mudança ou o desenvolvimento de um fenômeno só é possível em interligação com outros sistemas materiais (mudanças em um traz mudanças em outros).
A dialética é a estrutura contraditória do real, que no seu movimento constitutivo passa por três fases: a tese, a antítese e a síntese. Ou seja, o movimento da realidade se explica pelo antagonismo entre o momento da tese e o da antítese, cuja contradição deve ser superada pela síntese.
Na concepção marxista, a dialética é uma ferramenta utilizada para compreender a história. A dialética marxista considera o movimento natural da história e não admite sua maneira estática e definitiva. Segundo Engels: ... E assim, os fenômenos sociais são interpretados através da dialética.
Como ver as contas pagas da Sabesp?
Como tirar a sincronização do drive?
Como tirar a segunda via do talão de água da Sanepar?
Como tirar a sobrancelha corretamente passo a passo?
Como revisar de acordo com a curva do esquecimento?
Qual a melhor forma de tomar cápsula seca barriga?
Quanto custa a licença do 3ds Max?
Qual é a função da vírgula na citação de um trecho bíblico?
O que é e para que serve constelação familiar?
Como funciona uma câmara de vácuo?
O que é um condicionamento pavloviano?
Como funciona a contratação de freelancer?
O que é o ciclo vital da família?
Como se dá o conhecimento para os idealistas?
Para que serve a curva de Gauss?