Uma curiosidade: Machado de Assis foi apelidado pelos vizinhos de “Bruxo do Cosme Velho”, pois teria queimado cartas em um caldeirão em sua casa que ficava na Rua Cosme Velho.
Machado de Assis falava francês, inglês e latim fluentemente. O francês, dizem, ele aprendeu com um padeiro imigrante; já o latim teria sido ensinado a ele por um padre.
Além disso, o personagem é nomeado, primeiro como Joaquim Maria, e depois como Machado de Assis, utilizando-se a primeira forma para o menino e a segunda para o adulto. Assim, o nome completo do bruxo do Cosme Velho é utilizado: Joaquim Maria Machado de Assis.
Machado escreveu contos, crônicas, poemas e romances, deixando a sua contribuição para diferentes gêneros literários. No começo da carreira, apostou em textos mais conservadores, com influência romântica. Depois, foi o Realismo que ficou mais presente nas suas obras.
Memórias póstumas de Brás Cubas.
37 curiosidades que você vai gostar
Machado publicou um total de 10 romances, 10 peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. Machado de Assis e Joaquim Nabuco fundaram a Academia Brasileira de Letras (foto de Augusto Malta / Biblioteca Nacional).
Machado de Assis, em sua segunda fase, reinventou o romance brasileiro. Aqui há um aprofundamento no psicológico de suas personagens e a historicidade dá lugar para o íntimo do ser humano, seus anseios, além da própria hipocrisia da sociedade burguesa, desnudada em livros como Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Machado tratava com frequência sobre a ascensão social e a manutenção das aparências sociais por meio de críticas à burguesia, dando luz ao realismo brasileiro. Suas obras, recheadas de ironias, abordam o que o autor observava na sociedade da época.
Machado lia, a princípio, em francês. Depois passou ao inglês. No final da vida aprendeu alemão e um pouco de grego, mas nunca chegou a ser fluente nessas línguas. “Ele lia brasileiros e gostava de José de Alencar e Joaquim Manuel de Macedo, mas não se pode dizer que foram leituras que o influenciaram.”, diz.
São obras de Machado de Assis, exceto:
O Alienista.
Quincas Borba.
O Primo Basílio.
Histórias avulsas.
Dom Casmurro.
Bruxo do Cosme Velho é um epíteto consagrado a Machado de Assis.
“Hoje muitos nem sabem que o maior escritor do país era negro”, escreve o Le Monde. Filho de uma lavadeira açoriana branca e de um mestiço pintor de paredes, este, de mãe escrava, Machado de Assis nasceu em 1839, no Rio de Janeiro.
"Aos quinze anos, há até certa graça em ameaçar muito e não executar nada." "Não há alegria pública que valha uma boa alegria particular." "A falta de afeição é que traz a injustiça." "Amor de mãe é a mais elevada forma de altruísmo."
Principais obras de Machado de Assis
1 – Memórias Póstumas de Brás Cubas. ...
2 – Dom Casmurro. ...
3 – A mão e a Luva. ...
4 – Helena. ...
5 – Quincas borba. ...
6 – Iaiá Garcia. ...
7 – Ressurreição. ...
8 – Esaú e Jacó
Algumas das principais características de Machado de Assis são: personagens metafísicos, que não são materiais, capítulos curtos, uso do tempo psicológico, de acordo com a memória do personagem, entre outros.
Machado de Assis (1839-1908) é um dos maiores representantes da literatura brasileira. O grande escritor foi o responsável por inaugurar o Realismo, que teve como marco inicial a obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", publicada em 1881.
Assim que completou 40 anos, suas crises de epilepsia pioraram e ele quase perdeu a visão, mas foi nesse período que seus escritos ganharam ainda mais força: Machado foi fundamental para a transição do romantismo para o realismo no país, tendo Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) como marco inaugural.
ROMANTISMO X REALISMO? Machado de Assis ocupa lugar único na literatura brasileira. Em sua época, foi algumas vezes criticado porque se dizia que não abordava as grandes questões sociais e nacionais. ... Como foi dito, seus primeiros romances são em geral identificados com o romantismo.
O estilo realista de Machado de Assis difere de seus contemporâneos, porque ele aprofunda-se na análise psicológica dos personagens desvendando a fragilidade existencial na relação consigo mesmo e com os outros personagens. São dessa fase os romances: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
A crônica de Machado de Assis como testemunha de si mesmo
Por história da sensibilidade se entende as reações do corpo e da mente do autor diante de seu contexto, de seu mundo referencial, na forma de emoções, de sensações e de sentidos.
1 – Personagens
São geralmente burgueses – classe dominante; procura desmascarar o “jogo” das relações sociais; enfatiza o contraste entre aparência x essência; mostra-nos de maneira impiedosa e enfatiza a vaidade, a futilidade, a hipocrisia, a inveja, o prazer carnal.
Machado de Assis – Fase Romântica e Realista: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.
As principais características do realismo literário estão relacionadas com a capacidade de demostrar a realidade da maneira mais verossímil possível. ... Retrato fidedigno da realidade. Busca do objetivismo. Cientificismo e materialismo.
Resposta: C- Os Miseráveis. Foi escrito por Victor Hugo.
Nasce no Rio de Janeiro, em 21 de junho, Joaquim Maria Machado de Assis, filho do brasileiro Francisco José de Assis e da açoriana Maria Leopoldina Machado de Assis, moradores do morro do Livramento.
Qual o melhor colirio para pressão ocular?
Como usar Permenati loção mata piolho?
O que significa CPP na cadeia?
Como funcionam as garrafas Retornaveis?
Como funciona margem para empréstimo consignado?
Para quais resíduos precisam do Cadri?
O que passar em queimadura de ácido?
Como deixar currículo na americanas?
O que fazer com queimadura de água oxigenada?
Como tratar o peixe com bexiga natatória?
O que passar no corpo para picada de percevejo?