Molhe uma toalha fina em água gelada e envolva uma pedrinha de gelo. Deixe repousar no local por, no mínimo, 10 minutos; No corpo, como as provocadas por pancadas: passe um pouquinho de azeite na região, fazendo uma suave massagem.
As bolsas de gelo são um método simples e rápido para ajudar no tratamento. No caso das compressas frias, basta aplicar na região dolorida durante 15 a 20 minutos.
Atenção! Aplique por no máximo 10 minutos, sem contato direto com a pele, para não causar queimaduras. Envolva sempre os cubos em um pano ou toalha limpos. Caso tenha urticária ao frio, rosácea ou qualquer doença de pele, o gelo na rotina de beleza deve ser evitado.
Efeitos. Enquanto a compressa quente dilata os vasos sanguíneos, a versão fria possui o efeito contrário, constringindo-os e diminuindo o fluxo de sangue na região. Esse resultado faz com que o local não acumule líquidos, também amenizando inflamações e inchaços.
Apenas água fria é permitida. Gelo também não pode; As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor. É considerada queimadura leve, e pede socorro médico apenas quando atinge grande extensão do corpo.
Além do uso de analgésicos, compressas de gelo ou de água quente podem ajudar a reduzir o problema. Mas, para quais tipos de dores elas são mais indicadas?
No caso de uma lesão, contusão, trauma ou entorse, só após 48h de compressa fria é que inicia-se o uso de compressa quente. Como fazer uma compressa de gelo?
Pode tratar uma queimadura ligeira, como uma queimadura provocada por gordura, sem serem necessários cuidados profissionais se efetuar os seguintes procedimentos. Assim que for possível, coloque a queimadura por baixo de água corrente fria durante pelo menos 10 minutos ou aplique uma compressa fria.