“é nesta fase que o nosso corpo esta mudando, estamos crescendo e várias substâncias chamadas hormônios sexuais são responsáveis por essas mudanças. Esses hormônios estimulam as glândulas sebáceas, que na adolescência, aumentam o seu tamanho e passam a produzir mais sebo.
DESCRIÇÃO: acne (ou espinhas) é a doença mais comum da pele, afeta a maioria das pessoas em algum momento da vida, mais frequentemente na adolescência. É mais comum na face, costas e peito. Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos.
“As crianças, principalmente as meninas por conta da menstruação, têm uma alteração hormonal na pré-adolescência que é comum até os 14 anos”, explica. Até essa idade, é normal que a pele comece a ficar mais oleosa e apareçam alguns cravos e espinhas, mas nada exagerado, segundo a especialista.
A receita para o tratamento da acne na adolescência pode incluir medicamentos, protetores solares, produtos para controlar a oleosidade e outros específicos para acne, alimentação saudável e adoção de um estilo de vida mais relaxado. Evite ao máximo espremer cravos e espinhas, para evitar marcas e cicatrizes de acne.
Saúde 10 dicas para evitar o aparecimento de espinhasLave o rosto corretamente. ... Tenha uma alimentação saudável. ... Beba água. ... Nunca durma de maquiagem. ... Esfolie. ... Invista em cremes específicos. ... Utilize retinóides tópicos. ... Experimente trocar as fronhas com frequência.
44 curiosidades que você vai gostar
A acne na adolescência é causada por alterações hormonais que ocorrem na puberdade e tendem a deixar a pele mais oleosa. Com orientação e o tratamento correto, a acne pode ser suavizada e até curada. Então não hesite em buscar ajuda com um clínico geral ou dermatologista.
Na maior parte das pessoas as espinhas aparecem perto dos 12 anos, têm um pico aos 15 e desaparecem aos 21. Quem tem acne na idade adulta deve ter apresentado o problema na adolescência, que persiste em uma doença crônica na fase adulta.
Segundo diretrizes publicadas no “Pediatrics”, é comum aparecimento de cravos e espinhas entre 7 e 12 anos.
A acne, condição comum entre adolescentes e adultos jovens, pode aparecer em crianças menores de 10 anos de idade. Nessa situação, ela recebe o nome de acne pediátrica. Existem relatos na literatura médica de que ela possa acometer de 25% a 50% das crianças menores nessa faixa etária.
Esses motivos geralmente são excesso de produção de oleosidade pela pele, acúmulo de bactérias e desregulação hormonal. Assim, as espinhas podem acontecer em diversas partes do corpo, porém, por ser um local mais oleoso e exposto, o rosto geralmente é o local onde mais elas mais nascem.
O estudo, feito com 1.205 irmãs gêmeas, mostrou que as adolescentes com acne conservam sua pele jovem por um período mais longo de tempo, enquanto os que têm aquela pele perfeita tendem a envelhecer mais rápido.
Ou seja, quem tem espinhas acaba por apresentar uma pele melhor, por mais tempo. Segundo o estudo, quem possui muita acne conta com um sistema de proteção nas células que retarda o envelhecimento. Nesses indivíduos, os chamados telômeros, tipos de capas que blindam os cromossomos, são mais longos.
“Por muitos anos, dermatologistas têm identificado que a pele de quem sofreu com a acne parece envelhecer mais devagar do que a pele de aqueles não tiveram”, disse Simone Ribero, principal autora do estudo.
Depende muito do tipo de pele. Mas, em média, isso leva de sete a dez dias. O secativo faz com que a cicatrização da espinha seja mais rápida, pois, geralmente, contém ácido salicílico e enxofre na fórmula. Se você for usar os produtos em forma de gel, passe na espinha logos após lavar o rosto, antes do hidratante.
A espinha irá drenar sozinha ou involuir, sendo absorvida pelo próprio organismo, o que deixa a pele menos marcada do que se você a espremer, evitando inclusive as cicatrizes”.
Resolva o inchaço – “Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz. Isso pode ser feito três vezes por uma hora, com 10 minutos de intervalo.
É proibido espremer espinha
Verdade. Essa é a primeira e principal regra quando o assunto é espinha no rosto. Espremendo o que parece ser uma inocente espinha, você não só está correndo o risco de contaminar a pele com micro-organismos, como pode aumentar o processo inflamatório e também causar manchas e cicatrizes.
A explicação dos cientistas é que as pessoas livres de espinhas têm folículos capilares bem menos sufocantes. A tese também ajuda a entender porque quase todos os adolescentes têm espinhas. Nessa fase, o sebo (o óleo que fica nos folículos) é produzido em maiores quantidades.
Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas). Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas). Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
Em geral, o tratamento hormonal é indicado para acne moderada a severa, e pode ser feito por meio de alguns contraceptivos hormonais orais, mais conhecidos por pílulas anticoncepcionais. Isso mesmo, a pílula pode e é muitas vezes indicada pelo ginecologista ou dermatologista para tratar a pele acneica.
Segundo a dermatologista, as peles com fototipos mais baixos, como as claras, possuem menos melanina e, por isso, envelhecem mais rápido. Já as peles morena e negra costumam envelhecer mais devagar, já que a melanina confere um grau de proteção à pele.
A pele negra produz uma maior quantidade de colágeno e elastina naturalmente e por isso o tônus da pele costuma ser maior, desacelerando o processo de envelhecimento da pele.
8 dicas para retardar o envelhecimento que você precisa saberO envelhecimento precoce. ... Dicas práticas para retardar o envelhecimento. ... Mantenha uma alimentação saudável. ... Pratique exercícios físicos regularmente. ... Durma bem. ... Use protetor solar. ... Hidrate-se regularmente. ... Evite o estresse.
Assim como na adolescência, o tratamento da acne infantil envolve, especialmente, o cuidado diário na pele. O uso de sabonetes, loções e filtro solar não-oleoso é recomendado para reduzir o aparecimento de novas lesões, melhorar as já presentes e evitar o surgimento de manchas e cicatrizes permanentes.
O primeiro cuidado é a higiene diária da pele, que deve ser lavada pela manhã e à noite com sabonetes suaves e protegida com loções e filtro solar não oleoso. Nunca se deve espremer as lesões nem aplicar medicamentos sem recomendação médica.
Qual a melhor idade para ser ator?
Como é a rotina de um Policial Rodoviário Federal?
Qual a melhor orientação solar para quartos?
Como descobrir o dígito da agência?
O que acontece quando a vitamina A está alta?
O que não pode comer quando o potássio está alto?
Onde os remédios devem ser guardados?
Qual o significado palavra facção?
Qual o número de nêutrons do cloro?
Qual o valor mínimo para imobilizar um bem 2021?
O que é um credor quirografário?
Como se diz em grego obrigado?
E causa de anulação de um negócio jurídico?
Qual a diferença de arma automática e semi automática?
Quais os riscos de uma extração de dente?
Quais são as vogais e consoantes do alfabeto?