A primeira coisa a se fazer é tentar descobrir o gargalo que está comprometendo o desempenho do seu computador. Abra o Gerenciador de Tarefas do Windows —para isso, pressione juntas as teclas CTRL + SHIFT + ESC em um momento de lentidão.
Abra a busca do Windows e procure pelo "Painel de Controle" para abri-lo. Clique em "Sistema" e depois em "Configurações avançadas do sistema". Na parte "Desempenho" clique em "Configurações" e altere a opção para "Ajustar para obter um melhor desempenho".
Já uma pessoa lerda é aquela pessoa lenta de execução em todos os aspectos, que demora para entregar as coisas, que é enrolada, que pensa demais e não sai do lugar, que tudo é complexo, que precisa fazer mil análises e nada acontece de fato. É a devagar.
É comum o notebook ficar lento e travando após um tempo de uso. No entanto, antes de considerar a compra de um novo modelo, é possível tomar algumas medidas para dar uma sobrevida ao aparelho.
A lentidão no sistema operacional do computador depende de uma série de fatores que, direta ou indiretamente, podem estar relacionados aos softwares que estão instalados na máquina. Portanto, instalar vários programas pode ser, ou não, um dos problemas na velocidade do PC. Quer avaliar por que seu computador está lento?
Além dos arquivos duplicados, uma boa parte do que você acessa na internet fica armazenado na pasta de arquivos temporários. Para limpar seu notebook, você pode utilizar um recurso do próprio Windows: a Limpeza de Disco.
Um dos motivos que também pode causar lentidão no computador é o excesso de arquivos no HD ou SSD. Fazendo uma limpeza de disco, você apagará todos os arquivos criados temporariamente por programas, cookies de internet e histórico de navegação. Sem eles, é possível liberar alguns gigabytes de espaço.