Mesmo em climas secos, como outono e inverno, os ambientes residenciais costumam manter altos níveis de umidade, porque dentro de casa produzimos vapor de água com banhos quentes, com alimentação, etc. ... Dentro de uma casa pode ter umidade alta na parede alojando ácaros, fungos e bactérias.
A umidade do ar diz respeito à quantidade de vapor de água presente na atmosfera - o que caracteriza se o ar é seco ou úmido - e varia de um dia para o outro. ... A atmosfera com umidade do ar muito alta é um fator que favorece a ocorrência de chuva.
A umidade depende principalmente da umidade relativa do ar no ecossistema. No inverno, ela costuma ser bem baixa e, em locais industriais com produção de vapor e nas chuvas, ela é elevada. Um índice confortável deve se manter entre 40% e 80%. Para controlá-lo, podem-se utilizar estratégias estruturais ou equipamentos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível considerado aceitável de umidade relativa do ar é acima de 30%. Abaixo disso há vários possíveis problemas de saúde decorrentes da baixa umidade do ar e que afetam principalmente as vias respiratórias.
Há também os efeitos da umidade sobre a sensação térmica, pois quanto mais úmido for o ambiente, maiores serão os efeitos da temperatura sobre nós. Assim sendo, onde estiver fazendo calor, se a umidade aumentar, aumentará o “abafamento”, fazendo com que a sensação térmica seja bem superior à temperatura real do ar.
A alta umidade relativa do ar — valores acima dos 70% — também traz malefício, como a sensação de calor extremo devido à dificuldade de evaporação do suor do corpo. Também são recomendadas algumas medidas para o combate aos danos causados pelo ar seco.
Quando temos uma umidade muito alta, ocorre a proliferação dos fungos, desencadeando crises de rinite, com congestão nasal e espirros”, explica a pneumologista. Pacientes com asma também costumam ter crises com o tempo nestas condições, apresentando sinais como tosse, falta de ar e chiado ao respirar”, acrescenta.
A umidade interna excessiva pode ser controlada por: Remoção de umidade na fonte. Para isso, utiliza-se, por exemplo, um sistema de exaustão em cozinhas industriais, banheiros e outros ambientes fabris; Aumento das temperaturas internas por aquecimento ou isolamento, uma vez que temperaturas mais quentes implicam menores URs.
De acordo com a norma, a umidade relativa deve ficar entre 40% e 80%. Por isso, além de dar um ambiente de trabalho mais agradável e seguro, ao controlar a umidade do ar, você está mantendo sua empresa dentro da lei. A solução para os problemas causados por uma baixa umidade do ar é a instalação de um sistema de climatizador evaporativo !
Você só precisa investir no controle da umidade do ar na sua empresa. Além de manter uma temperatura agradável tanto para os funcionários quanto para os clientes, o controle da umidade ajuda a evitar problemas de saúde.
Quando elevada aos extremos, a umidade do ar pode causar: Aumento das populações de ácaros de poeira, que podem afetar pessoas asmáticas ou com outros problemas respiratórios; Aumento nas populações de pragas, como insetos, caracóis e outros seres vivos, porque o local se torna propício para se reproduzirem.
O que significa bloqueio judicial no documento de veículo?
Como descobrir o recibo do Imposto de Renda 2020?
Para que serve o método de Euler?
Como igualar as casas decimais na divisão?
O que fazer quando o download fica pendente?
Como aprender dilatação térmica?
Qual a forma mais fácil de fazer divisão?
Como resolver conflito pessoal?
Como saber quantos pontos tenho no cartão de crédito Visa Bradesco?
Como resolver determinante de uma matriz?
Como corrigir instalação do Ubuntu?
Como resolver balanite em casa?
Como fazer a reprodução do peixe japonês?
Como medir as dimensões de uma caixa?
O que significa o código 11 na TV Claro?
Como fazer a inscrição para o Fies?