“O contato com o ar frio é irritante para a mucosa nasal e pode desencadear a coriza, obstrução nasal. Para quem tem rinite alérgica, onde a mucosa nasal já está inflamada, a reação ao frio pode ser ainda pior”, explica a otorrinolaringologista Renata Di Francesco. A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz.
O clima está frio, o ar mais seco e poluído, com certeza as vias respiratórias serão sobrecarregadas tentando melhorar a qualidade do ar para os pulmões. Com isso, os sintomas de alergias aumentam, causando os quadros de rinites.
Espirros, coriza e nariz entupido: todo mundo tem, já teve ou ainda vai ter pelo menos um episódio de rinite. Basta pegar uma gripe ou um resfriado passageiro. Mas, para uma parcela da população, ela faz parte da rotina.
Sendo assim, para reduzir os sintomas da rinite no inverno, confira essas dicas valiosas para você diminuir a alergia nessa época do ano:
É importante lembrar que o ambiente não deve ficar úmido demais, pois favorece o crescimento de fungos, bactérias e ácaros. O ideal é que a umidade fique entre 55% e 60%. Outra dica é limpar com regularidade os ventiladores e os filtros de ar-condicionado.
“Nos meses mais frios do ano temos um aumento dos casos de rinite e sinusite devido o clima frio e seco, que atuam como fatores irritativos da mucosa nasal.
De acordo com os autores da pesquisa citada, o aumento da temperatura permite uma duração prolongada do pólen no ar, o que provoca o agravamento de doenças respiratórias alérgicas, como a rinite e a asma, também conhecidas como febre do feno.
Durante um episódio de rinite, a pessoa pode apresentar sintomas como: nariz entupido, espirros, coceira no nariz, olhos e garganta, coriza e diminuição do olfato. Para evitar complicações maiores é possível seguir algumas dicas para aliviar os sintomas, são elas: NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) NÃO PARE AGORA...
Um bom remédio caseiro para rinite crônica é consumir regularmente o vinagre de maçã. Isso porque ele possui vitaminas, minerais e enzimas que fortalecem o sistema imune, diminuindo os sintomas da rinite crônica.
Todos os medicamentos para tratamento de rinite têm efeitos colaterais adversos, como sonolência e ganho de peso, por isso é importante seguir apenas a dosagem recomendada pelo médico. Os medicamentos variam entre descongestionantes, anti-histamínicos, estabilizadores de membranas e corticosteroides.
Quem sofre de rinite pode entrar em crise em situações como: mudanças bruscas de clima, contato com cheiros fortes e poeira. Durante um episódio de rinite, a pessoa pode apresentar sintomas como: nariz entupido, espirros, coceira no nariz, olhos e garganta, coriza e diminuição do olfato.
O que é uma pessoa segura de si?
Como ser um vendedor online das Lojas Americanas?
Como ser uma pessoa mais receptiva?
Como se diz Maromba em inglês?
Como fazer trabalho voluntário em Goiânia?
Em que ordem ler As Crônicas de Nárnia?
O que quer dizer língua solta?
Como ser uma pessoa mais séria no trabalho?
Como ser voluntário para pesquisas?
Como imprimir boleto Itaú com código de barras?
Como lavar toalhas no tanquinho?
Qual é a principal atividade econômica dos astecas?