Queijo “mole” (baixa consistência, excesso de umidade): Tempo de mexedura* insuficiente conseqüentemente os grãos retém mais umidade (água). ... Por fim, recomendamos não elaborar queijo com leite cru (sem pasteurizar) e/ou leite ácido.
Pode-se tentar resolver, amornando um pouco o soro, imergir a forma neste soro e deixar alguns minutos e prensar novamente. Cuidar para que a massa não aqueça muito, pois o dessorador pode colar no queijo.
Farinhoso pode ser pelo excesso de soro, ou agitação insuficiente da massa, também por temperatura alta da massa, ou ainda muita acidez ou sal ou cloreto de cálcio. O leite com pouca gordura também pode deixar o queijo esfarelando. ... Os aspectos de higiene iniciam na ordenha e vai até o final do processamento do queijo.
Uma das possíveis causas pode ser o excesso de coalho ou a alta temperatura durante o processo de dar o ponto da massa. Trata-se de um defeito simples e, entre os demais, o mais fácil de ser corrigido, basta ajustar a quantidade de coalho e a temperatura de aquecer a massa.
A melhor forma de saber se o queijo está estragado é verificar se a textura ou o aroma estão diferentes de como estava quando foi comprado. Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é indicado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade.
40 curiosidades que você vai gostar
Se o coalho for adicionado em excesso, o efeito residual da enzima causará o acúmulo dos peptídeos amargos. ... Quanto maior o teor de coalho residual na coalhada, maiores são as chances de apresentar o gosto amargo.
O produtor pode usar como meios de combate e prevenção de inchaço a higiene de utensílios, sanitização, evitar soro na sala de fabricação e o uso do leite ácido. É indicada também uma pasteurização eficiente, manter os queijos em boa temperatura e usar um bom fermento, além de água de qualidade.
A massa é esticada e espichada, e acaba formando fios. Depois, o queijo é enformado e resfriado, mantendo a estrutura de fios na massa. Isso faz com que, quando aquecidos em casa, eles amoleçam e não desmanchem. Os queijos que não passam pelo processo de aquecimento, esticamento e puxamento, não derretem.
Há caixas de cura de queijo que são feitas com telas finas, permitindo assim a circulação de ar sobre toda sua superfície. Mas se você usar uma tábua de cozinha, o processo consiste em deixá-lo nessa área escolhida da cozinha, e virar o queijo a cada 12 ou 24 horas. Deixar por 48, 72 ou mais horas.
Como saber a tecla para entrar na BIOS?
O que servir junto com tábua de frios?
Como forçar jogo em tela cheia?
Como montar uma tábua de frios irresistível?
Como limpar a ventoinha do aquecedor a gás?
Qual a diferença entre giroscópio e acelerômetro?
Quanto tempo usar luz infravermelho?
Como se brinca de pular elástico?
Quanto tempo para limpar a água de um poço artesiano?
Como saber o zoneamento de uma rua Guarulhos?
Como saber o carregador certo do celular?
Como descobrir o volume de um gás?
Como fazer cálculo de cilindrada?