O tempo de tratamento com a luz infravermelha varia entre 10-20 minutos, sendo que para alcançar os benefícios terapêuticos deve-se manter uma temperatura no local de tratamento entre 40 e 45 °C por pelo menos 5 minutos.
Quais os benefícios da luz infravermelha? São vários benefícios entre eles: alívio da dor, diminui a rigidez, relaxando o músculo, facilita o movimento das articulações, regenera o tecido, retarda o envelhecimento da pele, estimula o sistema imunológico, aumenta a circulação sanguínea e diminui a fadiga.
A radiação infravermelha tem origem na vibração molecular, que gera oscilações nas cargas elétricas constituintes dos átomos e provoca a emissão de radiação, por isso, esse tipo de radiação está associada ao calor. ... Isso ocorre por causa da recepção do corpo às ondas de infravermelho produzidas pelo corpo aquecido.
A radiação, ou luz, infravermelha não pode ser vista pelo olho humano. Isso acontece porque ela se encontra na porção invisível do espectro eletromagnético. Esse tipo de radiação é muito utilizado nas trocas de informações entre computadores, celulares e outros eletrônicos.
QUAIS OS MALEFÍCIOS DA RADIAÇÃO INFRAVERMELHA? As ondas curtas do espectro são capazes de penetrar a uma profundidade de vários centímetros, causando o aquecimento dos órgãos internos. No local de exposição devido à expansão dos capilares, pode ocorrer vermelhidão da pele, até a formação de bolhas.
O calor da radiação infravermelha é aplicado com uma lâmpada, geralmente 20 min/dia. As contraindicações incluem doenças cardíacas avançadas, alterações de sensibilidade cutânea (em particular, temperatura e dor) e insuficiência hepática ou renal significativa. Devem ser tomadas precauções para evitar queimaduras.
A radiação infravermelha (IV) é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de ondas longos, ou final vermelho do espectro da luz visível.
Todo corpo sólido, a uma temperatura acima do zero absoluto (-273 graus Celsius), emite radiação infravermelha, que possui um comprimento de onda invisível ao olho humano. Ao converter essa radiação em luz visível, alguns equipamentos permitem, por exemplo, que um observador enxergue no escuro.
O infravermelho emitido pelos controladores remotos é infravermelho próximo do visível, comprimento de onda com cerca de 1,5 micrometro, portanto um pouco maior do que a luz vermelha que enxergamos. ... Assim sendo, não podemos registrar com uma câmara convencional a radiação infravermelha dos corpos dos animais.
Benefícios da luz infravermelha 1 Alivia a dor; 2 diminui a rigidez, relaxando o músculo; 3 facilita o movimento das articulações; 4 regenera o tecido; 5 retarda o envelhecimento da pele; 6 estimula o sistema imunológico; 7 aumenta a circulação sanguínea; 8 diminui a fadiga. More ...
Para aumentar a intensidade da luz infravermelha pode-se aproximar a lâmpada da pele ou alterar a sua capacidade no gerador. Para iniciar o tratamento a pessoa deve manter-se numa posição confortável, mantendo o membro a ser tratado em repouso, podendo estar sentado ou deitado.
As lâmpadas infravermelhas usam dessa radiação para ativar a circulação sanguínea e diminuir processos inflamatórios. As câmeras sensíveis ao infravermelho conseguem mostrar as áreas mais quentes dos corpos, que ficam nas cores amarelo e laranja. Além disso, vários dispositivos usados no cotidiano funcionam por meio da radiação IV.
Existem também câmaras de luz infravermelha encontrada em SPAs e hotéis, que são semelhantes a uma sauna seca, que também promovem o relaxamento após uma lesão desportiva, por exemplo. Estas podem ser usadas por cerca de 15-20 minutos, e não são indicadas para pessoas com alterações da pressão.