Ego não é um conjunto de atitudes, muito pelo contrário; ele é o centro da consciência de um ser humano. Estudiosos chegam a dizer que ele é a somatória de ideias, pensamentos, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. ... O ego, em si, não é bom nem ruim. Ele é somente a maneira como uma pessoa enxerga a si mesma.
Uma pessoa com problema de “ego” costuma ser desagradável, egoísta, maliciosa, destrutiva e tende a julgar de maneira negativa os demais. O ego precisa mostrar continuamente uma boa imagem para a sociedade, afinal, ele não é nada humilde. É como uma ilusão, uma fantasia que coloca a pessoa acima dos demais.
O ego é considerado o “defensor da personalidade”, é responsável por impedir que os conteúdos inconscientes passem para o campo da consciência, acionando assim os seus mecanismos de defesa. Uma das principais funções do ego é harmonizar os desejos do id com os valores morais do superego.
Um ego frágil demais torna a pessoa submissa, suscetível a bullying e exploração. É um comportamento de alguém que se anula por falta de autoestima, como medo de não ser mais aceita por uma pessoa ou por um grupo.
Koldunova Anna/Shutterstock O ego inflado pode ser muito perigoso, se não for controlado! ... No trabalho, quer a todo o momento destacar o seu trabalho e ideias e, em decorrência disso, pode ser inoportuna e passar por cima de chefes e colegas para conseguir chamar atenção e crescer na carreira.
28 curiosidades que você vai gostar
ego inflado , conforme nos conta Maria Tereza, refere-se a um aparente excesso de confiança em si mesmo, um sentimento de ser superior aos demais, e isso transparece em condutas arrogantes.
Quem tem o ego alto (ou inflado, como se costuma dizer também), portanto, é aquele que confia demais em si mesmo, gosta demais de si e sempre se julga capaz de fazer qualquer coisa. Esse tipo de comportamento pode ser preocupante, porque nem sempre corresponde à realidade.
Para formar um Ego forte não temos que lutar contra o nosso Id ou Superego. Trata-se de alcançar um equilíbrio adequado entre essas forças: uma harmonia entre necessidades e obrigações. Para reconciliar essas energias, as dimensões reprimidas devem ser trazidas à luz, tanto do Id quanto do Superego.
Quando o ego está ferido, ele se recusa a ver, ouvir ou perceber qualquer verdade que não seja a que ele mesmo declara. Esse é o seu principal mecanismo de defesa. ... Quando o ego ferido assume o comando, ele se torna um fio desencapado, perigoso e fora de controle.
Como tirar protesto do meu nome?
Como colocar uma imagem sobre a outra?
O que é bom pra misturar com Ypióca?
Qual o gás usado para soldar alumínio?
O que fazer em caso de afogamento em criança?
Como adquirir o Windows 7 de 32 bits?
Como socorrer uma pessoa engasgada com água?
Como socializar 2 cães adultos?
Como parar de absorver a energia negativa de outras pessoas?
Como podemos conhecer alguma coisa?
O que fazer para não acumular passar roupa?