De acordo com os pesquisadores, a floresta emite vapores orgânicos para o ar por meio da evapotranspiração, provocando o condensamento e a formação das chuvas. O ar úmido que também é gerado pode precipitar-se e deslocar-se para outras regiões, incluindo o Centro-Oeste do país, o Sudeste e também o Sul.
A floresta não deixa por menos: os cientistas explicam que 1 metro quadrado de vegetação joga na atmosfera de seis a sete vezes mais água do que 1 metro quadrado de oceano. A água toda em cima da floresta não fica parada. Ela faz chover também no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
De acordo com pesquisas científicas, durante o fenômeno "rios voadores", as árvores da floresta amazônica devolvem a água das chuvas para a atmosfera em forma de vapor d água, que é transportado e cai em forma de chuva nas outras regiões.
A umidade que chega à imensa bacia amazônica é trazida por ventos que sopram do oceano Atlântico tropical em direção ao continente. Esse vapor-d água gera chuva sobre a floresta. ... Ao ser devolvida à atmosfera, uma parte dessa umidade gera correntes aéreas que transportam chuva para o centro-sul do continente.
Os pesquisadores concluíram que a perda de vegetação gera uma redução de 55% a 70% na precipitação anual. ... Isso porque, comumente, usa-se uma comparação linear entre a transpiração das plantas e o volume de precipitação anual para medir o impacto do desmatamento.
30 curiosidades que você vai gostar
Isso se deve a processos naturais da própria floresta: as plantas liberam vapor d água no processo de fotossíntese, que se acumulam no ar e resultam em chuvas quase imediatas. O desmatamento destrói a vegetação, o que interrompe este ciclo natural, diminuindo a formação e a incidência de chuvas na região amazônica.
“Quando o desmatamento alcança grandes proporções, com a perda da vegetação nativa em centenas de hectares, o efeito da circulação atmosférica local torna-se muito limitado e ocorre claramente uma redução da precipitação”, acrescenta Machado.
A floresta amazônica gera parte da chuva que cai em sua própria área, pois tira a água do solo e a transpira para o ar circundante, fazendo com que se crie um sistema retroalimentante. Segundo a pesquisa, a destruição da mata pode levar a uma queda de 55% a 70% da precipitação anual.
O tipo de chuva que ocorre na Amazônia é a de convecção. Ela ocorre pela elevação do ar quente (que é mais leve) e pela descida do ar frio (que é mais pesado), havendo a interação entre eles, a condensação do ar úmido gerado e a consequente formação das chuvas.
Como transformar uma foto numa pintura renascentista?
Como passar de peso específico para massa específica?
Como prevenir escaras de decúbito?
Como a energia potencial se transforma em energia cinética?
Como mover uma página de lugar no Word?
Como saber qual o dia da ovulação?
O que fazer em caso de cobrança indevida?
Como ir para o mundo do Dragon Minecraft?
Como registrar um produto cosmético na Anvisa?
O que se deve fazer em caso de fratura?
Como colocar as fotos na Polaroid online?
Como alterar quadro de sócios na Receita Federal?
Como abrir AutoCAD no celular?
Como converter o arquivo em DOCX?