Os principais acontecimentos dele estão relacionados com a discussão em torno das Reformas de Base, reformas estruturais propostas pelo presidente, e da conspiração golpista, que se realizou durante o mandato de Jango e resultou na sua destituição por meio do Golpe Civil-Militar de 1964.
Os obstáculos encontrados por João Goulart surgiram desde antes de assumir a presidência e permaneceram, sobretudo, quando ele tentou implantar no Brasil as conhecidas Reformas de Base. Seu governo teve o fim antecipado com a realização do Golpe Civil-Militar entre 31 de março e 2 de abril de 1964.
A principal justificativa apresentada pelos militares que tomaram o poder em 1964 foi a aproximação do presidente João Goulart com o comunismo. Na visão dos líderes do golpe, Jango estaria prestes a tomar medidas radicais que levariam o Brasil a se tornar um país comunista na América do Sul.
Golpe militar ou civil-militar
Por muitos anos o golpe de 64 foi caracterizado como uma ação militar, mas na última década o termo golpe civil-militar passou a ser mais frequente entre pesquisadores do assunto. O termo golpe militar evidencia os militares como os principais agentes da derrubada do presidente Jango.
O governo João Goulart foi de 1961 a 1964 e ficou marcado na história brasileira por ter sido um mandato abreviado por conta do golpe civil-militar de 1964. Esse governo ficou marcado pela radicalização e instabilidade política.
22 curiosidades que você vai gostar
Além de não assentirem as emendas necessárias às reformas, os congressistas também se recusavam a regulamentar a Lei de Remessa de Lucros que controlaria e limitaria o envio anual de lucros de empresas estrangeiras para o exterior.
Tais medidas não foram aprovadas pelo Congresso Nacional em face dos interesses dos grupos conservadores do país em manter seu poder econômico. O resultado foi uma insatisfação e uma reação marcada principalmente pelo aumento de greves, bem como o caráter político delas.
Estas incluíam os setores educacional, fiscal, político, urbano e agrário. Devido à Guerra Fria, já no final da década de 1950 a sociedade brasileira se debatia na dicotomia ideológica esquerda e direita.
Assim, o governo de João Goulart tornou-se alvo da atenção do governo norte-americano, que passou a atuar para desestabilizar a posição do presidente. Essa atuação norte-americana encontrou apoio nos militares e na elite econômica do país, que, como mencionado, eram fortes opositores da política de Jango.
Qual a diferença entre Karma e Samsara?
Porque João Batista ficou mudo?
Qual a natureza jurídica da Convenção de condomínio e Regimento Interno?
Quais são as etapas do processo de mineração?
Porque um mês antes do aniversário inferno astral?
É preciso pagar para despachar a mala?
Qual a melhor bicicleta para iniciar?
Qual o personagem principal da Revolução Chinesa?
Quando ocorre a formação de uma união económica e monetária?
Quais são os aspectos morfológicos?
Quando a diabetes está controlada?
Qual foi o índice de inflação do ano de 2016?
Como melhorar o pH da água de beber?
Qual pasta de dente não é testado em animais?
Quantos maratonistas existem no Brasil?
O que é considerado plágio em um TCC?