5 – Não é bom usar absorvente diário todos os dias Verdade – Mesmo que seja pequeno e tenha esse nome, o absorvente diário pode dar o maior trabalhão e até deixar você doente. “Ele retém a transpiração da vagina, diminui a secreção natural e ajuda no aparecimento de bactérias e fungos.
Mas o ideal é que as mulheres não os utilizem todos os dias. Devido à presença das camadas plásticas, o protetor diário pode reter a umidade natural da vagina. Dessa forma, há maior chance de proliferação indesejada de microrganismos que podem desregular a microbiota vaginal.
De quanto em quanto tempo você deve trocar o absorvente interno é você quem decide, avaliando seu fluxo e sua necessidade. Porém, é sempre importante lembrar que o tempo máximo de permanência com o mesmo absorvente interno é de até 8 horas.
Não há perigo em ficar por mais de 12 horas com o mesmo absorvente, segundo José Maria Soares Jr., ginecologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). "O risco maior é encher o absorvente, vazar e sujar a roupa", afirma o ginecologista.
Sim, já que o sangue menstrual é um meio propício para a proliferação de bactérias e fungos e o contato prolongado dele com a pele e a vulva pode causar problemas como irritação, infecção e desequilíbrio da flora vaginal.
34 curiosidades que você vai gostar
O acúmulo de sangue menstrual neste tipo de absorvente por muitas horas seguidas cria um ambiente propício para a proliferação da bactéria S. aureus e pode resultar em um processo inflamatório sério chamado Síndrome do Choque Tóxico, podendo até mesmo causar a morte.
Os sinais e sintomas mais comuns que ocorrem em pessoas com alergia ao absorvente são: Desconforto e coceira na região íntima; Sensação de irritação ou ardência; Vermelhidão e descamação.
Os absorventes internos podem ser usados para dormir, durante a noite, desde que seja respeitado o intervalo de troca. Ainda de acordo com a médica, toda mulher pode usar absorvente interno, inclusive as que ainda não tiveram relações sexuais.
Os odores também se devem a bactérias que se acumulam naturalmente, durante a menstruação. “Durante esse período, graças ao sangramento constante, você retém umidade na vagina”, diz Shirazian, o que pode causar “infecções secundárias como a vaginose bacteriana, que tem um odor forte e estranho”.
Quanto tempo uma fita de LED pode ficar ligada direto?
Qual a melhor SUV do mercado brasileiro?
Como funciona a transferência de financiamento de imóvel?
Para que serve água com vinagre em jejum?
Qual é a principal preocupação do CONAMA?
Quais organismos realizam quimiossíntese?
Como saber quem está usando a porta 3306?
Quanto tempo depois de nascido o bebê pode viajar?
Pode tomar chá de alecrim com antidepressivo?
Como fazer para aparecer as mensagem do WhatsApp na tela?
Como é feito a elaboração do orçamento público?
Quais são os recursos que não precisam de preparo?
Quanto custa o exame de citomegalovírus?
Porque fica roxo quando faz ventosa?