A resposta é sim. Você pode e deve utilizar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para quitar as suas dívidas.
Posso usar o FGTS para pagar dívidas de banco? Uma vez que o FGTS é sacado, dá para fazer uso dele de qualquer forma. Uma delas é o pagamento de dívidas de banco. Como essas instituições costumam ter altas taxas e multas, é importante que sejam sanadas depressa.
"Caso não haja saldo suficiente para quitar a dívida, a melhor forma de usar o FGTS para abater o financiamento é para redução das parcelas", explica a especialista. Para isso, acesse o site da Caixa ou baixe o aplicativo Habitação Caixa no seu celular (disponível para sistemas Android e iOS).
Abaixo, separamos os três momentos em que você pode utilizar a quantia para amortização:Quitar o saldo devedor. ... Diminuir o valor das próximas 12 prestações. ... Reduzir o número de parcelas. ... Aplicativo FGTS. ... Mensagens no seu celular. ... Site Caixa. ... Internet Banking Caixa.
Você pode usar o FGTS para diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, tanto para contratos firmados no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH), como para contratos firmados, a partir de 12/06/2021, no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) cujo valor de avaliação do imóvel objeto do ...
38 curiosidades que você vai gostar
Por que o saldo do FGTS é bloqueado? Quando uma pessoa usa o FGTS ao pedir empréstimo após escolher o saque-aniversário, os valores do fundo de garantia são bloqueados para serem utilizados para quitar a dívida adquirida com o banco no qual a operação de crédito foi feita.
Em geral, os valores recebidos a título de FGTS pelo trabalhador não podem ser penhorados, com uma única exceção: quando a penhora se destina à quitação de pensão alimentícia. Esse é o entendimento que vem sendo consolidado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Para desbloquear o saldo do FGTS novamente após optar pelo saque-aniversário, o trabalhador precisa voltar para a modalidade saque-rescisão. Ou seja, aquele em que ele recebe o fundo ao ser demitido sem justa causa. Porém ele deve aguardar dois anos, contados a partir da data de adesão ao saque-aniversário.
Os créditos oriundos do FGTS coadunam-se com a identificação de verba salarial, nos termos dos artigos 2°, § 2° da Lei n. ° 8.036/90, razão pela qual são impenhoráveis, salvo quando restar comprovado que a verba executada possui natureza alimentar.”
Como deixar o sorriso bonito nas fotos?
Como ter o estilo vintage masculino?
Como pintar o mar numa parede?
Como ser sarcástico com humor?
O que significa recebendo dinheiro agora no TikTok?
Como planejar atividades pedagógicas?
O que é um sorriso contagiante?
Como montar um planejamento de acordo com a BNCC?
O que aprendemos com Lobo de Wall Street?
Como fazer para ter um número de outro país?
Como protocolar um incidente de desconsideração da personalidade jurídica?
Como ganhar dinheiro na Internet 2021 maio?
Quais os elementos que constituem as áreas de vivência de um canteiro de obras?