A resposta é sim. Você pode e deve utilizar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para quitar as suas dívidas.
Posso usar o FGTS para pagar dívidas de banco? Uma vez que o FGTS é sacado, dá para fazer uso dele de qualquer forma. Uma delas é o pagamento de dívidas de banco. Como essas instituições costumam ter altas taxas e multas, é importante que sejam sanadas depressa.
"Caso não haja saldo suficiente para quitar a dívida, a melhor forma de usar o FGTS para abater o financiamento é para redução das parcelas", explica a especialista. Para isso, acesse o site da Caixa ou baixe o aplicativo Habitação Caixa no seu celular (disponível para sistemas Android e iOS).
Abaixo, separamos os três momentos em que você pode utilizar a quantia para amortização:Quitar o saldo devedor. ... Diminuir o valor das próximas 12 prestações. ... Reduzir o número de parcelas. ... Aplicativo FGTS. ... Mensagens no seu celular. ... Site Caixa. ... Internet Banking Caixa.
Você pode usar o FGTS para diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, tanto para contratos firmados no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH), como para contratos firmados, a partir de 12/06/2021, no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) cujo valor de avaliação do imóvel objeto do ...
38 curiosidades que você vai gostar
Por que o saldo do FGTS é bloqueado? Quando uma pessoa usa o FGTS ao pedir empréstimo após escolher o saque-aniversário, os valores do fundo de garantia são bloqueados para serem utilizados para quitar a dívida adquirida com o banco no qual a operação de crédito foi feita.
Em geral, os valores recebidos a título de FGTS pelo trabalhador não podem ser penhorados, com uma única exceção: quando a penhora se destina à quitação de pensão alimentícia. Esse é o entendimento que vem sendo consolidado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Para desbloquear o saldo do FGTS novamente após optar pelo saque-aniversário, o trabalhador precisa voltar para a modalidade saque-rescisão. Ou seja, aquele em que ele recebe o fundo ao ser demitido sem justa causa. Porém ele deve aguardar dois anos, contados a partir da data de adesão ao saque-aniversário.
Os créditos oriundos do FGTS coadunam-se com a identificação de verba salarial, nos termos dos artigos 2°, § 2° da Lei n. ° 8.036/90, razão pela qual são impenhoráveis, salvo quando restar comprovado que a verba executada possui natureza alimentar.”
Onde fica o Design no Word 2010?
O que acontece se a empresa não pagar o ICMS?
Como ser um pesquisador de sucesso?
Quanto de álcool tem o Red Bull?
Quais os objetos de estudo da física moderna?
Quanto Um psicólogo pode cobrar?
Quem tem câncer pode tomar posse em concurso público?
O que é a organização espacial?
O que é reduzir ao mesmo denominador?
Como saber se a tornozeleira eletrônica está carregada?
O que comprar na loja da Universal?
Quantos mg de cafeína tem na Coca-cola?
Como citar autores de capítulos de livros?
É possível o juiz rejeitar a denúncia após o recebimento?