Os dermatologistas recomendam evitar o sol diretamente no rosto, devido à incidência de manchas, como melasma e manchas senis e também pela prevalência de “câncer de pele”. Em qualquer idade o sol diretamente no rosto é prejudicial.
Dessa forma, a melhor hora para tomar sol para garantir a vitamina D é aquela em que há maiores níveis de raios UVB, o que acontece entre as 10h e as 16h, no entanto é importante ter em mente que essas horas são as mais quentes, sendo fundamental que seja usado protetor solar com FPS 50, de preferência.
De acordo com a dermatologista, um paciente com a pele oleosa ou acneica, deve se expor ao sol de forma leve. “Os horários ideais são antes das dez horas da manhã e depois das quatro horas da tarde.
A exposição ao sol sem proteção é um dos fatores que mais causa danos à pele. Envelhecimento precoce, surgimento de manchas no rosto ou no corpo, queimaduras solares e até mesmo câncer de pele são alguns exemplos.
Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.
36 curiosidades que você vai gostar
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda aplicar o protetor solar pelo menos 30 minutos antes da exposição solar para que a pele absorva o produto.
Assim, o mais seguro é usar filtro com proteção para a radiação UVB e UVA, sempre meia hora antes de se expor, com repetição a cada três horas. Pessoas com melasma ou manchas precisam usar filtro com cor para proteger da luz visível, pois os protetores sem pigmento não protegem dessa luz.
A alergia ao sol pode causar diferentes sintomas, dependendo da causa do problema, incluindo:Vermelhidão.Comichão ou dor na pele afetada.Pequenos altos ("babas") que podem evoluir para manchas com inchaço.Descamação, crosta ou hemorragia.Bolhas ou urticária.
No entanto, a exposição excessiva à radiação solar pode causar inúmeros problemas à saúde e efeitos graves à pele”. Entre os principais problemas causados pelo excesso de sol estão: queimaduras e envelhecimento precoce da pele, problemas de visão, acne, alergias, manchas e feridas na pele e até câncer.
Como pilar ganhou a rede mágica?
Qual velocidade nada um hipopótamo?
Como perder barriga em 1 mês homem?
Como pesquisar rosto na internet?
Como protocolar contrarrazões de apelação?
Como descobrir palavra-chave YouTube?
Qual o sintoma de junta do cabeçote queimada?
É bom pingar dipirona no dente?
Como pingar colírio em gato bravo?
Onde é encontrado o hidrogênio no dia a dia?
Qual colírio humano para cachorro?
O que fazer quando o cachorro não deixa pingar remédio no ouvido?
Como protocolar petição no PJe trf-3?
Como protocolar uma petição no STJ?
Onde peticionar o agravo de instrumento TJSP?
De quem eu posso ver o status do WhatsApp?