Os dermatologistas recomendam evitar o sol diretamente no rosto, devido à incidência de manchas, como melasma e manchas senis e também pela prevalência de “câncer de pele”. Em qualquer idade o sol diretamente no rosto é prejudicial.
Dessa forma, a melhor hora para tomar sol para garantir a vitamina D é aquela em que há maiores níveis de raios UVB, o que acontece entre as 10h e as 16h, no entanto é importante ter em mente que essas horas são as mais quentes, sendo fundamental que seja usado protetor solar com FPS 50, de preferência.
De acordo com a dermatologista, um paciente com a pele oleosa ou acneica, deve se expor ao sol de forma leve. “Os horários ideais são antes das dez horas da manhã e depois das quatro horas da tarde.
A exposição ao sol sem proteção é um dos fatores que mais causa danos à pele. Envelhecimento precoce, surgimento de manchas no rosto ou no corpo, queimaduras solares e até mesmo câncer de pele são alguns exemplos.
Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.
36 curiosidades que você vai gostar
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda aplicar o protetor solar pelo menos 30 minutos antes da exposição solar para que a pele absorva o produto.
Assim, o mais seguro é usar filtro com proteção para a radiação UVB e UVA, sempre meia hora antes de se expor, com repetição a cada três horas. Pessoas com melasma ou manchas precisam usar filtro com cor para proteger da luz visível, pois os protetores sem pigmento não protegem dessa luz.
A alergia ao sol pode causar diferentes sintomas, dependendo da causa do problema, incluindo:Vermelhidão.Comichão ou dor na pele afetada.Pequenos altos ("babas") que podem evoluir para manchas com inchaço.Descamação, crosta ou hemorragia.Bolhas ou urticária.
No entanto, a exposição excessiva à radiação solar pode causar inúmeros problemas à saúde e efeitos graves à pele”. Entre os principais problemas causados pelo excesso de sol estão: queimaduras e envelhecimento precoce da pele, problemas de visão, acne, alergias, manchas e feridas na pele e até câncer.
Como armazenar o queijo curado?
Como transformar um documento Word em imagem?
Como instalar Android TV no Raspberry Pi?
Como transformar iPad 3 em mesa digitalizadora?
Como ter duas listas de contatos no WhatsApp?
Como desenvolver a inteligência emocional no relacionamento?
São características das obras de poesia de 1930?
Como se caracteriza a linguagem da música?
Como se caracteriza a linguagem do texto Relicario?
Quais são as principais características da indústria brasileira?
Qual o prazo do estado de calamidade pública?
Como se característica a função higienista?
O que foi a crise do czarismo?
Qual o objetivo dos movimentos de guerrilha?
Quais são as habilidades de comunicação?
O que é preciso para ter um dragão barbudo?
O que é dois pontos de internet?