Como se característica a função higienista?

Pergunta de Miguel Santos em 23-09-2022
(32 votos)


Como se característica a função higienista?

Ela se caracteriza pela coleta de dados, organização e análise crítica dos dados com relação ao período estudado.

O que foi a fase higienista?

O “higienismo” surgiu entre os séculos XIX e XX, quando médicos e sanitaristas refletiam sobre sucessivas ocorrências de surtos epidêmicos de algumas doenças, como por exemplo: febre amarela, tifo, varíola e tuberculose, as quais aumentavam em estatísticas de mortes entre populações urbanas.

Como era a Educação Física higienista?

A Educação Física Higienista foi a fase que aconteceu até o ano de 1930, e se preocupava em colocar a EF como agente potencializadora de saneamento público, dava ênfase à questão da saúde, e tinha a EF como importante papel de formação de homens sadios e fortes, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas e ...



Qual a principal característica da tendência higienista?

Desse modo, temos então uma tendência tida como “higienista”, a qual foi um movimento baseado principalmente no conhecimento científico e biológico, que buscava melhorar as condições de vida da população por meio do controle do comportamento com vistas à saúde pública.

Qual era a perspectiva do método higienista?

Uma das principais manifestações do discurso higienista era a preocupação com um conceito não muito claro de progresso da nação. Nesse sentido, não haveria progresso sem indivíduos saudáveis e produtivos. Partindo dessa premissa, fazia-se necessária a eficácia dos métodos educativos.

Qual a preocupação da tendência higienista?

A tendência pedagógica de Educação Física escolar conhecida como “higienista” foi delineada de modo significativo no final do século XIX. Nas primeiras décadas do século XX, tal época histórica abrangeu o marco da Primeira Guerra Mundial e, no Brasil, o baixo nível de saneamento básico e as mazelas sociais.



Como o movimento higienista influenciou a Educação Física no Brasil?

A tendência pedagógica de Educação Física escolar conhecida como “higienista” foi delineada de modo significativo no final do século XIX. Nas primeiras décadas do século XX, tal época histórica abrangeu o marco da Primeira Guerra Mundial e, no Brasil, o baixo nível de saneamento básico e as mazelas sociais.

Qual o papel da Educação Física na tendência higienista?

Para tal cabe à Educação Física um papel fundamental de formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostos à ação. Mais do que isso, a Educação Física Higienista não se responsabiliza somente pela saúde individual das pessoas, mas protagoniza um projeto de "assepsia social".

Qual era o principal foco da Educação Física no movimento higienista?

EDUCAÇÃO FÍSICA HIGIENISTA É uma concepção particularmente forte nos anos finais do Império e no período Primeira República (1889-1930). Nesta época ainda chamada de Ginástica, tinha seu objetivo na ênfase em relação à saúde em primeiro plano.



Como era feita a fiscalização dos alunos na tendência higienista?

Tal fiscalização era realizada no início das aulas quando era realizada a inspeção, momento em que os alunos deveriam mostrar aos professores a limpeza corporal – unhas, cabelos, pescoço, braços e pernas.

Qual o significado do termo higienismo?

O termo higienismo, numa visão mais moderna e naturalista, tem algumas vertentes como por exemplo a de uma  alimentação diferenciada com alimentos crus, reeducação alimentar, evitando assim as toxinas.

Qual a origem do higienismo na Wikipédia?

Higienismo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O higienismo é uma doutrina que nasceu na primeira metade do século XIX, quando os governantes começaram a dar maior atenção à saúde e à moral dos habitantes das cidades. Considerava-se que a doença era um fenômeno social que abarcava todos os aspectos da vida humana.

Qual a influência das teorias higienistas sobre as cidades?

As teorias higienistas tiveram grande influência sobre o urbanismo numa época em que as cidades se industrializavam. Muitos arquitetos, urbanistas e governantes, como Rambuteau e o barão Haussmann em Paris, aderiram às novas teses. Tratava-se sobretudo de abrir as cidades intra muros.

Qual a pretensão dos higienistas na educação física?

Os objetivos dos higienistas não possuíam a pretensão de atender somente aos interesses de determinada classe (GÓIS JUNIOR, 2000). Nesse sentido, transparece que não houve nenhum elemento de contradição/conflito e que os ditames dominantes sempre se sobrepuseram aos sentidos ideológicos da Educação Física escolar.



Outras questões

Como saber se é uma pessoa feliz?

Como fazer escala de 1 para 50?

Qual a melhor marcha de cavalo?

Qual é a cor da larva do mosquito da dengue?

Como criar um link para download no Google Drive?

Como identificar cifose?

Quando o exame de gravidez dá reagente?

Como deve ser feita a limpeza do coto umbilical?

Como entrar em Configurações avançadas?

Como comparar elementos na tabela periódica em relação a eletronegatividade?

Qual a estrutura de uma molécula?

Como saber a mantissa?

Como descobrir a massa molar na tabela periódica?

Como calcular o coeficiente Sinapi?

Como ler a lista de ingredientes dos alimentos?

Como dar a notícia de demissão?

Como se lê as datas em inglês?

De quem a Rory está grávida?

O que fazer para melhorar o aprendizado?

Onde vejo meu tipo sanguíneo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com