Flex Mode: A tecnologia Flex Mode permite que utilizemos módulos de tamanhos diferentes. Por exemplo, pode-se utilizar um pente de memória de 8GB e um de 4GB.
Usar pentes de memória RAM de marcas, capacidades e frequências diferentes é possível, pois praticamente todas as marcas de componentes seguem os mesmos parâmetros.
Para saber se a sua placa mãe é compatível com a memória RAM que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado no seu computador. Lá, as empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportados.
Antes de comprar a memória e tentar instalá-la, é necessário saber se o seu sistema operacional suporta mais RAM. O limite máximo de memória para um sistema de 32 bits é, em geral, de 3GB. Ou seja, se você tiver dois pentes de 2GB cada um e seu Windows for 32 bits, ele só irá reconhecer 3 GB.
Verifique a documentação da placa mãe.
Será possível também saber o número máximo de pentes de memória suportados. As memórias RAM devem ser instaladas em pares. Se a sua placa mãe suporta 16 GB de RAM e suporta 4 pentes, você pode instalar 4 pentes de 4GB ou dois de 8GB para atingir o máximo.
43 curiosidades que você vai gostar
Você não pode simplesmente adicionar mais RAM ao computador sem confirmar alguns itens antes. Cada PC tem dois limites na quantidade máxima de RAM: a placa-mãe e o sistema operacional (SO). A RAM máxima do PC será o limite inferior de um deles.
Nas especificações de uma memória é possível ver esse dado, geralmente indicado como CL10 ou CL11 nas DDR3 e CL14 ou CL15 nas DDR4.
Utilizando um dispositivo USB como memória RAM. Conecte o USB no computador. Quando você não puder dar um upgrade maior do que 4 GB através da instalação de pentes, é possível tentar o método que usa um dispositivo USB e o recurso ReadyBoost para adicionar mais memória.
O Giga é maior porque é a unidade escalar acima de Mega. Assim, a matemática escolar funciona para que você entenda que 1.024 Megas são 1 Giga, assim como 930 Gigas são 1 Tera. Esta unidade vem se tornando cada vez mais comum quando o assunto é memória de armazenamento, mas isso não vem ao caso no momento.