As interações sociais podem contribuir para a aprendizagem efetiva de habilidades e conteúdos, assim como fortalecer os valores éticos fundamentais ao desenvolvimento moral do ser humano. Na infância, a interação entre as crianças é indispensável para a construção de aprendizagens significativas no ambiente escolar.
Além de todos os pontos positivos que a interação traz para a vida de uma criança, estar sempre em contato e brincar com os amiguinhos ajuda ao pequeno a lidar com emoções fortes, e a prevenir problemas emocionais nos pequenos, como depressão, ansiedade e solidão.
A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove a troca de experiências e conhecimentos entre membros mais experientes e outros menos experientes da cultura em questão. A interação entre as crianças é fundamental na construção das aprendizagens significativas no ambiente escolar.
A interação social traz benefícios para a criança como a troca de linguagens, experiências e culturas; e a criação de princípios e valores como o respeito, a generosidade e a colaboração.
Nesta mesma linha de pensamento, as interações são de suma importância, pois elas permitem aos alunos construir significados aos conceitos em aula, contribuindo nos processos de ensino e de aprendizagem, auxiliando na formação do senso critico e na capacidade de argumentar (ETCHEVERRIA, 2008).
37 curiosidades que você vai gostar
Promove a saúde mental. É muito importante a comunicação com outras pessoas, ainda mais para crianças, que precisam ter amigos, sendo que o contato com outras pessoas “aumenta a felicidade, a autoestima e a interação em grupo”, segundo Gat (2009).
“O ato pedagógico pode ser, então definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais tanto no nível do intrapessoal como no nível de influência do meio, interação esta que se configura numa ação exercida sobre os sujeitos ou grupos de sujeitos visando provocar neles mudanças tão eficazes que os ...
O aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento importante nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social.
Como o professor pode incentivar a interação entre os alunos
O professor deve conduzir as brincadeiras, exercendo o papel de monitor da atividade, não de guia. Para que isso aconteça, uma das possibilidades é organizar o espaço para que as crianças agrupem-se em duplas, trios, quartetos ou como julgarem melhor.
O que são as zonas econômicas especiais?
Quando a cera do ouvido sai sozinha?
Como se escreve a palavra extemporaneidade?
Qual antibiótico é bom para prostatite?
Qual o atual campeão mundial de xadrez?
O que o consumismo pode causar nas pessoas?
O que é fato misto aumentativo?
Quais as vantagens da cooperativa de crédito?
O que significa a palavra espionado?
Quais são os maiores Fandoms do K-pop?
Qual a diferença entre interceptação telefônica e quebra de sigilo telefônico?
Quantos zonas térmicas existem?
O que é paroxítonas aparentes?