A bandagem deve fazer o desenho do número 8 sobre os pés e o tornozelo, ao mesmo tempo em que deixa o calcanhar exposto. Repita o "8". Faça mais duas voltas formando o "8", sobrepondo um pouco as faixas umas sobre as outras. Quando terminar, a atadura terá coberto todo o pé, estendendo-se por trás do tornozelo.
ATADURA DE ALGODÃO HIDRÓFOBO:- Material de algodão que não adere à água e usada para • bandar os membros sob a atadura de gesso, pois mantém o membro aquecido. ATADURA DE CRETONE: - Usada em ataduras improvisadas • ATADURA ELÁSTICA: - Atadura de fibras de algodão entrelaçadas de fios de borracha.
Ataduras devem começar da esquerda para a direita; Eles devem ter a pressão correta para manter uma boa circulação; As bandagens não devem ser dolorosas e devem permitir a mobilidade das partes não envolvidas na lesão.
Imediatamente após a aplicação do gelo, realize uma bandagem compressiva e mantenha os pés em elevação (em relação ao nível do quadril). Pode-se usar uma bandagem elástica, mas o recomendável é uma funcional em “sports tape” ou esparadrapo para garantir imobilização da articulação lesionada, em posição neutra.
Como imobilizar o membro afetado
Nestes casos, deve-se colocar uma tala de cada lado da fratura e passar uma ligadura desde o início até o fim das talas, como mostra a imagem. Idealmente, as talas devem passar acima e abaixo das articulações próximas ao local.
42 curiosidades que você vai gostar
Finalidade — Este enfaixamento tem por finalidade imobilizar o ombro ou, melhor dito, a região escápulo-umeral. II. Indicações — É indicado nas luxações (após redução); nas fraturas do colo do úmero e da omoplata; na contusão, ferimentos e escoriações.
O que fazer: o mais importante nestes casos é colocar gelo no local logo após a lesão, enfaixar o tornozelo e dar descanso para o pé, evitando praticar esportes intensos ou caminhar muito tempo, pelo menos por 2 semanas.
Usando uma bandagem elástica adesiva. Enrole o pé e o tornozelo usando a fita. Comece pela planta do pé e amarre-a em volta de todo o pé, subindo até o tornozelo, parando alguns centímetros acima da articulação, mas deixando o calcanhar exposto. Crie uma espécie de ancoragem.
A compressão diminui o inchaço e acelera o período de recuperação. Enrole uma bandagem elástica ou uma faixa de compressão ao redor da área afetada. Remova a compressão durante a noite.