Como saber se o se é parte integrante do verbo?

Pergunta de Enzo Cristiano Alves Loureiro Baptista em 27-05-2022
(65 votos)

A palavra se será pronome integrante do verbo quando aparecer junto de verbos pronominais, que são os que não se conjugam sem pronome. Por exemplo: suicidar-se, arrepender-se, queixar-se, zangar-se, ater-se, abster-se, etc. Além do pronome se, serão pronomes integrantes do verbo os pronomes me, te, nos, vos.

Como diferenciar pronome reflexivo de parte integrante do verbo?

Considera-se como verbo reflexivo aquele cujo pronome pessoal oblíquo apenas o acompanha, haja vista que a ação do sujeito ocorre nele próprio (no sujeito). Já os verbos considerados pronominais, como a própria classificação nos indica, são aqueles que, necessariamente, trazem para junto de si esse pronome.


Como diferenciar o se?

Quando exerce a função de pronome indefinido, o “se” é utilizado com verbos flexionados na terceira pessoa do singular. Esses verbos podem ser intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. O pronome indefinido é utilizado quando não se quer ou não se pode identificar o sujeito da frase.

Quando se usa se no verbo?

O pronome se será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto, e o elemento paciente, que passa a ser sujeito, não for iniciado por preposição. O verbo concorda com o sujeito, ou seja, se o sujeito for plural, o verbo também o será. Ex.: Alugam-se barcos.

Como usar o se depois do verbo?

III) Se vem depois do verbo, há ênclise. Ex.: "Conteve-se o advogado, apesar das ofensas do causídico adversário". 3) Costuma-se dizer que a regra geral é a ênclise, o que significa dizer que o lugar normal para o pronome átono é depois do verbo, a não ser que algo especial aconteça.

Diferença entre pronome reflexivo e parte integrante do verbo


21 curiosidades que você vai gostar

Como usar Lembre-se?

Nós temos duas opções: lembrar ou lembrar-se. A diferença é a regência. Lembrar é um verbo transitivo direto: "Ela lembrava as datas com carinho"; Lembrar-se (a forma pronominal) é transitivo indireto: "Ela se lembrava das festas".

Como classificar o pronome se?

Frente a tais elucidações, vale mencionar que o “se”, dessa vez, classifica-se como pronome apassivador, posto que acompanha verbos transitivos diretos (no caso em questão, o verbo alugar) e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética.

O que significa o se em uma frase?

Pode também ser chamado de partícula apassivadora/apassivante, e serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.



Outras questões

Quais são as despesas não operacionais de uma empresa?

Qual a pena para o crime de lavagem de dinheiro?

Como não engordar tomando injeção?

Qual é a potência de 0 01?

Como realizar APR?

Como funciona o código de barras EAN-13?

Qual o parentesco entre Michael B Jordan e Michael Jordan?

O que é bom para aliviar a dor?

Quais vírus são RNA?

Como conseguir um Slowpoke de Galar?

O que é obediência a Deus?

Quantas folhas de cheque vem em um talão da Caixa?

É possível desenvolver autismo?

Qual é a espécie do tubarão?

Como fundamentar o dano moral?

O que é o Olho de Deus?

Qual a entrega mais rápida dos Correios?

Qual planta tem melanina?

Qual é o efeito da temperatura sobre a atividade enzimática?

Como chamar um webhook?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com