Após a comercialização, foram relatados os seguintes efeitos adversos: Reações de hipersensibilidade tais como erupção cutânea, prurido, urticária e angioedema (incluindo edema dos lábios, língua, garganta e da face). Depressão. Diminuição da libido que continua após a descontinuação do tratamento.
Pesquisas apontam que o medicamento pode levar a problemas permanentes de ordem sexual, como dificuldade de ereção e perda de libido. Liberada em 1997 nos Estados Unidos e em 1998 no Brasil para uso contra a calvície, a finasterida é a droga mais conhecida e usada hoje em dia contra o problema.
O efeito colateral mais conhecido – e temido – de um dos principais medicamentos disponíveis para combater a calvície é a disfunção sexual. Homens que tomam a finasterida podem apresentar dificuldade em ter e manter ereções e perda de libido.
Finasterida é contraindicado para mulheres grávidas ou em idade fértil. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
Os efeitos colaterais da finasterida são incomuns e não duradouros. Para avaliar a ocorrência desses efeitos colaterais, foram feitas pesquisas em que se comparavam um grupo que usava finasterida e um grupo controle, formado por pessoas que tomaram placebo, que é um comprimido inócuo, sem efeitos farmacológicos.
33 curiosidades que você vai gostar
Seu efeito máximo é observado a partir de 90 dias de uso. Da mesma forma, a perda completa de seus efeitos também ocorre após 90 dias.
Ainda não existe um tratamento para a síndrome pós-finasterida. Os pacientes acometidos muitas vezes não reagem bem ao tratamento de reposição de testosterona e, em alguns casos, até apresentam reações adversas e agravamento dos sintomas.
Como a finasterida diminui a transformação de testosterona em DHT, esta testosterona que sobra pode ser convertida em estrógeno por uma enzima chamada aromatase. E, este aumento de estrógeno poderia aumentar o risco de cânceres de mama e ovário em mulheres geneticamente predispostas.
No caso das mulheres, o uso da finasterida não é recomendado para aquelas em idade fértil, à exceção daquelas cujo que seguem um rígido controle para não engravidar.
Pode colocar dipirona na unha?
Quanto de energia gera uma usina nuclear?
Quais as células do corpo humano?
Quem pode fazer o curso de terapeuta ocupacional?
Quais os cuidados pós-operatório?
O que é eliminação na enfermagem?
Porque as plantas deixam o ambiente úmido?
Pode tomar café com canela no jejum intermitente?
Pode tomar remédio sublingual com água?
Para que serve o cloreto de magnésio?
Como saber a temperatura da chapa?
Quem certifica ISO 14001 no Brasil?
Pode aplicar dectomax em vaca leiteira?