A vesícula biliar armazena e concentra a bile, um líquido produzido no fígado que ajuda na digestão das gorduras dos alimentos, e é secretada pela vesícula para o duodeno em resposta ao estímulo do alimento ingerido como parte do processo digestivo.
A produção da bile ocorre por meio da incorporação de pigmentos resultantes do processo de destruição de eritrócitos pelo fígado. É produzida continuamente, cerca de 250 ml a 1 L por dia, e parte é lançada pelo ducto colédoco no duodeno e parte é armazenada na vesícula biliar.
As pedras na vesícula são formadas pela precipitação dos componentes do líquido biliar. Elas podem surgir devido a um desbalanço da composição da bile, por excesso de colesterol, de sais biliares ou, pela lentificação do esvaziamento da vesícula biliar.
O fígado produz cerca de 5 mL de bile diariamente.
A vesícula compõe o sistema digestivo, servindo como um reservatório onde a bile produzida pelo fígado é armazenada.
A bile sai do fígado através dos dutos hepáticos, o esquerdo e o direito, que se unem, formando o duto hepático comum. Posteriormente, esse duto une-se a outro que se encontra ligado à vesícula biliar, denominado duto cístico, formando o duto biliar comum.
As pedras na vesícula podem ser tratadas através do procedimento de litotripsia extracorpórea, que são ondas de choque que quebram as pedras em pedaços menores, mais fáceis de atravessar os ductos biliares até o intestino, onde serão eliminadas pelas fezes.
O principal sintoma de pedra na vesícula é a cólica biliar, que é uma dor súbita e intensa no lado direito do abdômen. Normalmente essa dor surge cerca de 30 minutos a 1h após a refeição, mas passa depois que acaba a digestão dos alimentos, pois a vesícula deixa de ser estimulada para liberar a bile.
A bile viaja da vesícula biliar através do ducto biliar comum até o intestino delgado. Se a bile não for secretada da vesícula biliar ou não puder passar pelo ducto biliar comum, ela voltará à vesícula biliar, causando discinesia biliar.
A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.
●50% da composição da bile ●Quimicamente: Ácido carboxílico ●Derivado da metabolização do colesterol ●Solubilizada nas micelas= agregações sais biliares ●Mais comuns: Ácido cólico, ácido quenodeoxicólico, ácidos deoxicólicos e ácido litocólico.
A bile passa por um processo de excreção no organismo, sendo realizada de acordo com as seguintes etapas: Secreção por meio dos hepatócitos: o suco biliar produzido no fígado é secretado nos canalículos biliares, que estão localizados entre os hepatócitos e as lâminas hepáticas.
Continue lendo para entender melhor essa substância que atua no processo digestivo dos alimentos! A bile é uma substância líquida e viscosa produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. Ela é usada durante a digestão dos alimentos como um composto enzimático que auxilia na emulsificação de gorduras.
A bile é produzida no fígado pelos hepatócitos, que são células existentes no parênquima hepático. A produção da bile pode ser de até 1 litro por dia e é diluída no organismo para desenvolver as ações de auxílio na digestão e absorção de nutrientes. Ao entrar na vesícula biliar fica armazenada, podendo ser acumulada entre 20 e 50 ml do fluído.
O que é necessário para montar um hot dog?
Como saber se meu notebook pode fazer upgrade?
Como consultar indicação de condutor?
Como improvisar um cenário para fotos?
Como saber se minha maquiagem é original?
Como saber se posso usar a música no YouTube?
Como fazer aspiração em paciente com traqueostomia?
Como saber se a multa e leve média ou grave?
Como saber a validade de uma mangueira de gás?
Como fazer o protesto de um boleto?
Como fazer uma triagem nutricional?
Como saber se a loja do Instagram é confiável?
Como saber se uma marca e vegana?