Para conferir se sua máquina é compatível, veja se há slots disponíveis para adição de pentes de memórias extras. Caso não tenha espaço, é possível trocar os atuais por novos e mais potentes. Na hora de comprar um pente de memória RAM, lembre-se de verificar a voltagem e versão “DDR” de seu slot SO-DIMM.
Alguns modelos de notebooks utilizam processadores que podem ser trocados, assim como nos desktops, tornando possível a substituição por até mesmo outros processadores mais potentes. Em outros modelos, no entanto, o sistema é completamente embutido (também conhecido como "sistema embarcado").
No geral é so desligar o pc, trocar as peças e ligar novamente. Apenas tome cuidado com a posiçao de encaixe do processador, cuidado com os pinos do processador (amd) ou da placa-mãe (intel). Cuidado com os parafusos que fixam a placa-mãe no gabinete, veja se estão apenas nos furos apropriados da placa-mãe.
Nem todos os notebooks podem ser modificados. A verdade é que um número considerável deles é montado de uma forma quase que permanente. A exceção seria a troca dos HDs internos, que normalmente ficam em locais de "fácil" acesso, e por isso podem ser aprimorados em quase qualquer modelo disponível no mercado.