Em quadros mais extensos de dermatofitose do corpo, onicomicose e também em dermatofitose do couro cabeludo, o tratamento de escolha são antifúngicos sistêmicos. Esta modalidade não dispensa o tratamento tópico. O cloridrato de terbinafina em comprimidos de 250mg é o medicamento mais ativo contra fungos dermatófitos.
Dermatófitos: - Taxonomia: Fungos anamórficos ou imperfeitos (sem reprodução sexuada). - Gêneros: Microsporum (pele e pelo), Epidermophyton (pele e unha) e Trichophyton (pele, pelo e unha). - Conseguem invadir tecidos ceratinizados.
A cultura de pelos e crostas/material descamativo em ágar dextrose Sabouraud é considerado o exame padrão ouro para o diagnóstico definitivo da dermatofitose até porque é o único exame que permite a identificação do dermatófito causador da doença. A amostra geralmente demonstra crescimento entre 10-14 dias.
As opções mais recomendadas são:
Um ponto importante na prevenção é fornecer uma dieta correta aos animais, balanceada para cada categoria animal. A suplementação com Vitaminas A, D e E, principalmente para animais confinados e na época da seca, pode ser considerada uma medida auxiliar importante.
Dermatófitos é uma designação comum para um grupo de três géneros de fungos que causam infecções em animais e humanos denominadas dermatofitoses. Os géneros das formas anamórficas destes fungos são: Microsporum, Epidermophyton e Trichophyton, os quais incluem cerca de 40 espécies.
Do ponto de vista ecológico (habitat natural), os dermatófitos são classificados em três grupos distintos: antropofílicos, zoofílicos e geofílicos. Os fungos antropofílicos encontram-se restritos aos humanos e raramente infectam os animais.
Dermatofitoses são infecções na pele causadas por fungos incluídos em três gêneros: Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton. As espécies desses gêneros, que são queratinofílicas e causam doenças, recebem o nome de dermatófitos.
Para a correta identificação da espécie do dermató- fito, devem ser avaliadas as características macro e micromorfológicas das colônias e, em alguns casos, critérios fisiológicos e nutricionais5,17,30.
O diagnóstico solicitado e mais preciso, também para confirmar a doença -da Dermatofitose é a coleta do material e posterior análise dele em laboratório, para isso a área afetada é raspada para coletar os pelos.
Os fungos, nesse tipo de infecção, também atacam apenas o extrato córneo. Como exemplo dessas lesões, podemos citar a Tinea pedis, popularmente conhecida como pé de atleta. Nesse caso, há a descamação entre os dedos dos pés, com coceira e ardor. As onicomicoses dermatofíticas caracterizam-se pelo acometimento das unhas dos pés ou das mãos.
T. tonsurans, T. schoenleinii, T. violaceum eT. verru- cosum30. As manifestações clínicas decorrentes das dermatofitoses resultam tanto da colonização e mul- tiplicação dos dermatófitos na camada córnea da pele, quanto pela conseqüente reação dos hospedei- ros.
O medicamento mais indicado no tratamento das dermatofitoses é a Terbinafina e a Griseofulvina, que devem ser usados conforme a indicação do médico e a Griseofulvina não deve ser usada em crianças. Existem algumas plantas que podem ajudar a tratar a dermatofitose e a aliviar a coceira, porque contêm propriedades antifúngicas e cicatrizantes.
Como deve se dirigir a uma rainha?
Como se dirigir a um Secretário-geral?
Como se dirigir ao corregedor?
Como se lê as unidades de medidas?
Como se deve usar a bandeira do Clube de Desbravadores?
Como se dirigir a um auditor fiscal?
Qual pronome de tratamento para defensor público?
Como armazenar palavras em C++?
Como se usa o aplicativo de livro Skoob?
Como fazer para perder o medo de tomar comprimido?
Sou magro mas tenho muita gordura na barriga?
Como eliminar os últimos 5 kg?
Como desmanchar a pochete da barriga?
Como vencer o medo do dentista?