A vírgula evita ambiguidades. Ela é uma ferramenta que nos permite ser claros a respeito de nossas intenções como falantes. Nesse caso, alterar o seu lugar no texto alteraria também o contexto, o interlocutor e o sentido da mensagem.
Há vezes em que a mudança da posição das palavras acarreta, sim, modificação de sentido. Isso ocorre, por exemplo, quando empregamos a palavra "só" ou seus sinônimos "somente" e "apenas". Veja as seguintes frases: "Só João alugou a casa de praia", "João só alugou a casa de praia" e "João alugou só a casa de praia".
A vírgula pode ainda interferir significativamente na construção de sentidos dos enunciados. Se observamos a campanha publicitária da ABI, notaremos como uma vírgula possui o poder de modificar a intenção comunicativa daquilo que escrevemos.
A vírgula é um sinal de pontuação que marca uma pequena pausa no texto e separa elementos de uma oração ou orações entre si dentro da mesma frase.
Todo enunciado é construído buscando fazer sentido. As palavras organizam-se em frases, estabelecendo, assim, a comunicação. Todo enunciado busca construir um sentido, e a palavra é sua matéria-prima, é o ponto de partida para a comunicação.
Ouvir: A vírgula – um simples sinal pode mudar todo o sentido? Antes de desvendarmos tal indagação, é importante percebermos que este sinal de pontuação – ora representado pela vírgula – possui acepções que vão além de uma simples pausa relacionada à linguagem oral.
E se estamos diante de um vocativo, a presença da vírgula é necessária. Atendo-nos ao segundo e terceiro exemplos, constatamos a presença das mesmas características em relação à forma (quando comparados aos exemplos já citados).
Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão – aquela que indica tempo, lugar, modo e outros – iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.
Além desses aspectos, há que se ressaltar que a vírgula mantém uma estreita relação com a intencionalidade discursiva, ou seja, sua existência ou não depende muitas vezes da intencionalidade do falante. Eis aí o ponto fundamental que nos permitirá chegar ao ápice de nossa discussão. Maria, estuda todos os capítulos para a avaliação.
Como escolher o acabamento de registro?
Como saber minha cor de maquiagem?
Quais são as áreas de estudo da teologia?
Como se escreve 600 em números ordinais?
Como saber a porta USB que estou usando Windows 10?
O que devo fazer para receber o Espírito Santo?
Como descobrir qual é o fio Fase?
Como é dividido o estudo da língua portuguesa?
Como definir o espaço público?
Como funciona o bloqueio judicial de conta bancária?
Quando o atestado de comparecimento é válido?
Como funciona o atendimento do Procon?