O espaço geográfico é o palco das realizações humanas, no entanto, abriga todas as partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas inúmeras especialidades da ciência geográfica.
Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta. ... Didaticamente, o espaço geográfico pode ser entendido como o espaço natural modificado permanentemente pelo homem por meio de seu trabalho e das técnicas por ele utilizadas.
Assim, um exemplo de espaço natural é um bioma nativo, como florestas e campos. Já um exemplo de espaço geográfico são as cidades, as vilas, ou as construções humanas na natureza, como hidrelétricas ou currais.
O espaço geográfico é necessariamente formado pela relação entre os ambientes naturais e os transformados pelo ser humano. Desse modo, o espaço geográfico é composto pela paisagem natural, formada por elementos naturais, como rios e matas, e ainda pelas paisagens humanas, como plantações e cidades.
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. ... O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico.
27 curiosidades que você vai gostar
O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.
O espaço geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares (“o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”).
elementos culturais (estradas,cidades, indústrias, construções) visíveis nas paisagens que os constituem, o espaço geográfico apresenta elementos invisíveis. O barulho dos automóveis, os odores da poluição ou as relações entre as pessoas são exemplos de elementos invisíveis do espaço.
A palavra espaço tem vários significados, entre eles o do espaço sideral, dado ao conjunto de estrelas, planetas satélites, cometas etc. o Espaço Geográfico é o conjunto integrado de paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana ao longo do tempo.
A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados. Se pesquisarmos no dicionário, por exemplo, veremos conceitos relacionados a espaço ocupado, pequenas áreas, localidades, pontos de observação, região de referência, entre outros.
O conceito de área degradada ou de paisagens degradadas pode ser compreendido como locais onde existem (ou existiram) processos causadores de danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como a qualidade produtiva dos recursos naturais (DECRETO FEDERAL 97.632/89).
São aquelas que, em maior ou menor escala, sofreram transformação por parte do homem. Sempre que existir uma construção humana, trata-se de uma paisagem humanizada. Desta forma, as cidades e as aldeias são exemplos deste tipo de paisagem, como também as áreas industriais e de produção agrícola.
A paisagem geográfica pode ser definida como todos os elementos do espaço que os nossos sentidos conseguem perceber e interpretar. Embora para aqueles que a observam a paisagem represente o momento presente, ela se modifica no tempo e carrega em si a materialização dessa passagem temporal.
Espaço urbano, ou zona urbana, são cidades que, predominantemente, têm mais de 20 mil habitantes. Trata-se de localidades com maior concentração de prédios, ruas, avenidas, comércio e indústrias. A infraestrutura desses locais também é maior quando comparada com a do espaço rural.
O espaço geográfico é composto pelos seguintes elementos:
Natureza;
Homem;
Paisagem;
Cultura;
Território (área de terra demarcada).
A paisagem, que é composta por elementos do presente e do passado, é dotada de aspectos naturais e culturais do mundo. ... A paisagem é, pois, os aspectos perceptíveis do espaço geográfico, isto é, a forma como compreendemos o mundo a partir de nossos sentidos, tais como a visão, o olfato, o paladar, entre outros.
Nesse sentido, ele se articula a partir da relação ou compreensão do ser diante do espaço geográfico, ou seja, o lugar é o espaço apropriado ou percebido pelas relações humanas. ... Portanto, a paisagem costuma ser definida como as formas com que a produção do espaço geográfico revelam-se diante de nossos olhos.
A paisagem apresenta os chamados elementos invisíveis, aqueles que podem ser percebidos pelos seres humanos, como o barulho dos carros, os odores da poluição, o canto dos pássaros, movimento e relações entre as pessoas.
Os elementos invisíveis são: o barulho dos carros, os odores da poluição, os ventos, o barulho das pessoas ou os laços de amizade entre os seres humanos, etc.
Em uma paisagem podemos identificar elementos naturais: produzidos pela natureza, como matas, rios, árvores, morros, montanhas; e elementos humanizados, produzidos pela ação humana: construções como casas, prédios, ruas, pontes, iluminação, indústrias.
Basicamente, tempo corresponde ao estado atmosférico em um determinado local de forma momentânea. Sendo assim, o tempo está sujeito a diversas variações. Exemplificando: pela manhã, pode estar frio; no período da tarde, pode estar quente, havendo então uma mudança de temperatura em um curto espaço de tempo.
O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. Essa última apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, entre outras.
O espaço enquanto planície isotrópica constitui lugares iguais onde se desenvolvem ações e mecanismos econômicos que levam a diferenciação do espaço. Dessa forma, o ponto de partida é a forma homogenia, e conforme o aumento da distancia, ocorrem as diferenciações espaciais.
Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
Meios de Orientação e Localização
Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. ...
Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.
Há muito tempo as pessoas utilizam os astros para se orientar, sendo o Sol o mais empregado.
Como funciona o sistema de ataque e defesa do futebol americano?
Como o sistema de saúde pública no Brasil é classificado é construído?
Como é o sistema de distribuição individual?
Como funciona jornada de sobreaviso?
Como faz para ser promovido no Exército?
O que é um sistema tampão e qual sua função?
Para que serve o reservatório de gasolina do Gol g4?
O que é sistema de defesa no handebol?
Qual a utilização da fibra óptica?
O que é um sistema de tempo compartilhado?
Como descobrir o século de cada ano?
Como funciona o sistema de créditos da faculdade?
Quais são as principais características de um solo arenoso?
Como o cachorro escolhe o seu dono?
Qual é a relação entre direitos humanos e saúde?