A grosso modo, podemos definir que a abertura da lente da câmera é um buraco pelo qual a luz passa até o sensor. Quanto maior a abertura for, maior é a entrada de luz.
Para que se possa mensurar as aberturas e estabelecer padrões entre as câmeras, a indústria criou uma medida chamada f-stop. Seu valor é calculado dividindo-se o comprimento focal pelo diâmetro da abertura. E é aqui que vem a pegadinha que acaba confundindo muita gente: quanto menor é o número, maior é a abertura.
A maneira correta e completa de identificar uma determinada abertura, é com a letra “f”, o sinal “/” e um número, por exemplo, “f/22” ou “f/1.8“. Mas para simplificar, a abertura é indicada apenas pelo “número”, o “denominador”. O curioso é que quanto maior o “número”, menor é a abertura.
Abertura máxima da lente
As lentes se distinguem por abertura, que é o que determina quanta luz penetrará até o sensor da câmera e que tipo de imagem o equipamento conseguirá captar. Aberturas são descritas por siglas que começam com a letra f, de distância focal.
A medida da abertura, chamada de f-stop, é calculada pelo comprimento focal dividido pelo diâmetro da abertura. É preciso prestar atenção: quanto menor o número, maior é a abertura, ou seja, maior a capacidade de captar luz. Por exemplo, uma câmera com abertura f/1.7 recebe mais luz do que uma com f/2.8.
O tamanho da abertura do diafragma é indicado em numerações f/x. Quanto maior o numero f/x, menor é a abertura da objetiva. Por exemplo, em f/22 teremos um diafragma bastante fechado, enquanto em f/2 teremos um diafragma mais aberto.
Atualmente, o Galaxy S9 é o celular com a maior abertura de lente do mercado. No caso desse aparelho, a lente tem abertura variável: você pode optar entre o f/1.5 para registros melhores em ambientes escuros, ou f/2.4, para uma maior nível de detalhes quando as condições de luz forem favoráveis.
Determinando a quantidade de luz que vai da lente até o sensor, o tamanho da abertura está totalmente relacionado com essa trajetória sendo que o ajuste é feito através de um diafragma, que se encontra situado no meio da lente. O tamanho desta abertura pode variar de acordo com o modelo da lente utilizada pelo profissional da fotografia.
A sistema de abertura de uma lente é controlado pela câmera, ou pelo anel da própria câmera. A câmera envia o comando e o sistema fecha ou abre o mecanismo que abre o orifício por onde a “imagem passa”.
A maioria das lentes não possuem este anel, assim a abertura é controlada através da câmera. A abertura das lentes de câmeras compactas, super compactas e smartphones também são indicadas próximas às lentes. Tratando-se de smartphones, a abertura geralmente é fixa. Isto significa que não é possível aumentar, nem diminui-la.
A abertura da lente afeta, diretamente, na quantidade de luz que chega até o sensor na hora da foto, porém, não modifica apenas isto, visto que a profundidade de campo, registrada na imagem, também está completamente ligada a este fator.
Como criar campanhas na Monetizze?
Qual a diferença do tempo de contribuição e carência?
Quais são os vícios da posse injusta?
Para que serve a pinça de Mohr no laboratório de química?
Quantos metros de tecido precisa para fazer um biquíni?
Qual era a Akuma no Mi de Gol D. Roger?
Quando a Laurel vira a canário?
Como lavar uma sobrancelha depois da micropigmentação?
Quais informações entram na conta de património financeiro do sistema de contas nacionais?
Como diminuir a permeabilidade do concreto?
Como colocar o telefone no Siga-me?
O que é pote hermético pode ir no microondas?
Como imprimir segunda via da declaração de Imposto de Renda 2020?
Pode cobrir a gaiola do coelho?