Período socrático – final do século V e todo século IV a. C., em Atenas. Nesse período, a Filosofia passa a investigar as questões humanas, deixando de se preocupar apenas com as questões da natureza e suas transformações.
Período Socrático (séculos V a IV a.C.): o segundo período da Filosofia Antiga também pode ser conhecido como período clássico ou antropológico. Nesta fase, os pensamentos envolvem questões relacionadas ao ser humano. De forma mais sistemática, assuntos que envolviam a ética e a política eram predominantes.
Período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos quer dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).
Defendiam a opinião de quem pagasse melhor, introduzindo a ideia de que a verdade nasce do consenso entre os homens. O filósofo também teceu severas críticas à forma como a democracia ateniense implantada, bem como a aspectos da cultura grega, crenças religiosas e costumes.
Nas obras escritas por Platão, tendo como personagem principal, Sócrates, os temas mais recorrentes são: ética, política e moral. Atualmente o método socrático continua a ser estudado principalmente por Gustav Heckmann e Leonard Nelson.
O período socrático, segundo pesquisas realizadas, é definido como o período da Grécia clássica, abrange o final do século V e todo o século IV antes de Cristo. Iniciou com a ascensão de Atenas, após a vitória dos gregos sobre os persas nas Guerras Médicas.
Período Socrático (séculos V a IV a.C.): também chamado de período clássico, nesse momento surge a democracia na Grécia Antiga. Seu maior representante foi o filósofo grego Sócrates que começa a pensar sobre o ser humano. Além dele, merecem destaque: Aristóteles e Platão.
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates.
O período socrático ou antropológico foi marcado pela democracia que dava igualdade a todos nas polis (cidades) dando direito à participação no governo e ainda pela mudança na educação grega já que as pessoas precisavam saber falar e induzir as demais.
Através dessas técnicas surgiram os grandes filósofos da época. Sem tirar a importância dos demais, destacamos três principais filósofos do período socrático e dedicaremos um capítulo para cada um deles. São eles: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Passaram a ver o filósofo como uma ameaça ao funcionamento da sociedade grega vigente na época. Os jovens, por outro lado, passaram a seguir Sócrates, constituindo um grupo de discípulos.
A vida de Sócrates nos é contada por Xenofonte (em suas Memorabilia) e por Platão, que faz dele o personagem central de seus diálogos, sobretudo Apologia de Sócrates e Fédon. Sócrates era um cidadão comum de Atenas, até o oráculo de Delfos indicar que ele era o homem mais sábio de seu tempo.
Sócrates preocupava-se, sobretudo, com a perfeição do caráter de cada homem, com a conquista de uma excelência moral. Sócrates havia ensinado que os modelos universais do certo e justo existem e que são alcançados através do pensamento.
O que significa granjeastes em português?
Pode comer a folhinha do morango?
Qual é o significado de granjeaste?
Que tipo de conta e Caixa Fácil?
Qual o conceito de saúde mental e social?
Como mudar o idioma do Homem-aranha ps4?
O paquistão faz fronteira com que países?
Como ir de bangkok para koh samui?
Qual a configuração eletrônica do Índio?
O que sao metodos contracetivos?
O que se aprende em um curso de informática?
Qual os alimentos que não incham a barriga?
Quais são as atitudes de um cidadão?