As emoções são sensações físicas e emocionais provocadas por algum tipo de estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. Situações de tristeza, felicidade, angústia e raiva são normais para qualquer ser humano e são importantes para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.
Conforme crescemos vamos aprendendo maneiras de expressá-los. Porém, temos a tendência de não reconhecer os sentimentos das crianças. Imagine que você está sentindo frustrada consigo mesma por não conseguir realizar determinada tarefa ou até mesmo com muita raiva de um colega do seu trabalho, que te prejudicou.
Por que é importante trabalhar os sentimentos do seu filho? O trabalho e cuidado com os sentimentos dos filhos é importante, pois a infância, como todas as fases da vida, é composta por uma paleta de inúmeros sentimentos.
Aos filhos pequenos, ensine palavras como “feliz”, “triste” e “medo”. As crianças mais velhas podem aprender palavras mais complexas, como “frustradas”, “desapontadas” e “nervosas”. Falar sobre os sentimentos de outras pessoas também ensina empatia.
Quando a criança é estimulada a reprimir seus sentimentos, ela pode se tornar uma “panela de pressão” pronta para explodir a qualquer momento. Com isso, as emoções ficam acumuladas e desordenadas, causando um descontrole emocional que pode piorar à medida em que a criança cresce.
Quando vai fazer frio em SP 2022?
O que foi o Consulado na era napoleônica?
Como reclamar da linha de ônibus?
Para que serve o remédio formoterol e budesonida?
Quando o pronome me é objeto direto?
Como se tornar uma pessoa solitária?
Como funciona o seguro de frotas?
Quem julga agravo regimental no STF?
É possível deixar de ser diabético?
Quando é que os músculos crescem?
É possível aprender teclado depois de adulta?
Qual parte do corpo lavar primeiro?