As emoções são sensações físicas e emocionais provocadas por algum tipo de estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. Situações de tristeza, felicidade, angústia e raiva são normais para qualquer ser humano e são importantes para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.
Conforme crescemos vamos aprendendo maneiras de expressá-los. Porém, temos a tendência de não reconhecer os sentimentos das crianças. Imagine que você está sentindo frustrada consigo mesma por não conseguir realizar determinada tarefa ou até mesmo com muita raiva de um colega do seu trabalho, que te prejudicou.
Por que é importante trabalhar os sentimentos do seu filho? O trabalho e cuidado com os sentimentos dos filhos é importante, pois a infância, como todas as fases da vida, é composta por uma paleta de inúmeros sentimentos.
Aos filhos pequenos, ensine palavras como “feliz”, “triste” e “medo”. As crianças mais velhas podem aprender palavras mais complexas, como “frustradas”, “desapontadas” e “nervosas”. Falar sobre os sentimentos de outras pessoas também ensina empatia.
Quando a criança é estimulada a reprimir seus sentimentos, ela pode se tornar uma “panela de pressão” pronta para explodir a qualquer momento. Com isso, as emoções ficam acumuladas e desordenadas, causando um descontrole emocional que pode piorar à medida em que a criança cresce.
Qual a origem do conflito na Irlanda?
Como era a saúde na década de 80?
Qual a explicação histórica para a origem de Roma?
Como montar um ateliê de costura criativa?
Como saber se o cliente e consumidor final?
O que colocar no arquivo morto?
Como saber se o chip da Oi está cadastrado?
Qual o custo para montar um banho e tosa?
Como tirar o extrato do Imposto de Renda do Banco do Brasil?
Como fazer um banner de acordo com as normas da ABNT?
Como consertar o Jack do notebook?
Como montar um cinema ao ar livre?
Como fazer o teste do Banco de Wells?
Como ver contatos salvo no chip?