“Tais princípios, para a maioria dos autores, são os da unidade da Constituição, da concordância prática, da correção funcional, da eficácia integradora, da força normativa da Constituição, e da máxima efetividade.
1 O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. O Supremo Tribunal Federal é o órgão encarregado da defesa da ordem constitucional, da guarda e interpretação da Constituição Federal.
A interpretação constitucional é espécie de interpretação jurídica. A Constituição é um texto jurídico e normativo, logo, interpretá-la pressupõe a captação de seu sentido, a extração de suas normas, numa relação contextualizada.
Hermenêutica é a ciência filosófica que possui regras e princípios próprios norteadores da interpretação de textos. A interpretação transforma textos normativos em normas jurídicas, viabilizando sua aplicação para as situações que se apresentarem em con- creto.
O princípio do efeito integrador é originário do princípio da unidade da Constituição, ele perfilha que como a Constituição Federal é o principal elemento de integração comunitária a sua interpretação deve ter como escopo a unidade política.
No ápice do trabalho são apresentados, de forma objetiva, os alguns dos novos elementos de interpretação constitucional: princípios de interpretação constitucional, conceitos jurídicos indeterminados e técnicas de ponderação e argumentação jurídica.
A força normativa da Constituição estaria assegurada pela sua dupla relevância enquanto texto sendo simultaneamente ponto de partida e limite para a interpretação. A Constituição como lei conforme a tese da identidade é uma conquista do Estado de Direito e fundamento de sua estabilidade.
Aqui já se pode vislumbrar a diferença entre hermenêutica e interpretação: aquela é a ciência, o conjunto de regras aceitáveis acerca desta, a interpretação, que é o ato prático de extração/imputação de sentido. ...
O texto deve ser interpretado através do conjunto das Escrituras e nunca através de textos isolados. ... 4° – Sempre ter em vista o contexto. Ler o que está antes e o que vem depois para concluir aquilo que o autor tinha em mente.
INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO A interpretação conforme a Constituição se constitui fundamentalmente num mecanismo de controle, eis que sua principal função é assegurar um razoável grau de constitucionalidade das normas no exercício de interpretação das leis.
Este método é parte da interpretação, uma ferramenta que modifica a Constituição de maneira intangível, ou seja, sem alteração de texto.
Pois bem, esse post tem por objetivo ensinar você que nunca leu uma lei ou a Constituição a entender como elas são e como se localizar nelas. Antes de qualquer coisa, você precisa saber que a Constituição é a lei mais importante do país.
Apesar das múltiplas atribuições e regramentos que a Constituição possui, de nada adiantaria se não fosse capaz de adaptar-se, de fazer com que seu texto se faça valer, de dar aplicabilidade a todas as suas regras.
Como receber pagamento internacional pelo PagSeguro?
Pode sacar o dinheiro do consórcio?
Como receber uma mensagem sem ter o chip?
Como o ar pode influenciar sobre a pressão atmosférica?
Como jogar SNES online no celular?
Como pode ser classificado o aquecimento?
O que é bom para matar bicho geográfico?
Como jogar jogos de Xbox 360 no notebook com o CD?
Como agendar um horário na Apple?
Como matar insetos para uma caixa entomológica?
Como proteger os materiais que podem ser atacados por fungos?
Faz mal comer gema de ovo crua?
Como marcar palavras no Caça-palavras?
Como marcar alguém no stories do WhatsApp?