O fígado é dividido em duas regiões principais: o lobo direito e o lobo esquerdo. O fígado está preso anteriormente a parede abdominal pelo ligamento falsiforme, que é uma prega que separa os dois lobos. Os compartimentos hexagonais do fígado são chamados lóbulos hepáticos.
Os hepatócitos (células parenquimatosas do fígado) realizam as funções metabólicas do fígado: Formação e excreção de bile como um componente do metabolismo da bilirrubina (ver Visão geral do metabolismo da bilirrubina).
A disfunção hepática resulta do comprometimento das células parenquimatosas do fígado, quer diretamente, por doenças hepáticas primárias, quer indiretamente, por obstrução do fluxo biliar ou distúrbios da circulação hepática.
Uma das principais funções do fígado é filtrar o sangue e eliminar as toxinas, mas também possui muitas outras funções importantes como produzir proteínas, fatores de coagulação, triglicerídeos, colesterol e bile, por exemplo.
Anatomia do fígado: Lobos
O parênquima hepático é constituído por hepatócitos, que são células de formato poliédrico, com seis ou mais superfícies, e citoplasma acidófilo, devido ao grande número de mitocôndrias, associado ao acúmulo de glicogênio formando típicas inclusões em forma de roseta.
Os hepatócitos são células encontradas no fígado capazes de sintetizar proteínas, usadas tanto para exportação como para sua própria manutenção, por isso torna-se uma das células mais versáteis do organismo.
Os hepatócitos são as células que constituem o parênquima do fígado correspondendo a 80% de sua população celular. ... Os hepatócitos, quando observados com microscopia de luz, apresentam citoplasma granular devido a presença de grumos basófilos que representam as mitocôndrias e o retículo endoplasmático rugoso.
Doenças hepáticas são as que causam inflamação ou lesão do fígado, afetando sua função. O fígado é um órgão vital localizado no quadrante superior direito do abdome.
O que é? A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que, associadas, vão levar ao aumento do risco de problemas cardiovascularesderrames e diabetes, Estas doenças são a obesidade – principalmente àquela caracterizada com aumento de cintura abdominal, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia.
Como saber se o óleo do câmbio está bom?
Como saber se o ovário torceu?
Como saber se o curso é reconhecido pelo MTE?
Como saber se o câmbio e do SP2?
Como saber se o seu corpo está alcalino?
Como saber se meu câmbio está com problema?
O que é bom para comer com cuscuz?
Tem como reverter a traqueostomia?
Como colocar o desenho do AutoCAD na folha A4?
Como incluir um dependente no plano de saúde?
Como é aplicada a SAE na prática de enfermagem e como é fundamentada *?
Como saber qual matéria eliminei no Encceja?
Como saber que tipo de empresa e pelo CNPJ?
Quais são os números primos entre 30 e 40?
Como saber o tamanho do ar condicionado ideal?
Quanto tempo o cérebro aguenta estudar?
Como descobrir a sensação térmica?