O que é o multiculturalismo: O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas.
A multiculturalidade implica um conjunto de culturas em contato, mas sem se misturar: trata-se de várias culturas no mesmo patamar.
Multiculturalismo, ou pluralismo cultural, é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista.
Para melhor compreensão Santos, (2006) define o multiculturalismo como um reconhecimento efetivo e respeitoso das outras culturas. E tudo para ser exitoso, se começa pelo respeito, um princípio essencial na construção do processo escolar. tem buscado a construção de um currículo emancipatório e independente.
Características do multiculturalismo
Essa capacidade de pegar algo da cultura de massa ou de qualquer cultura e criar uma coisa nova é, inclusive, uma de suas principais características.
35 curiosidades que você vai gostar
O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural.
O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.
A educação multicultural oferece ao professor o melhor desempenho em sua tarefa pedagógica, valorizando a perspectiva do aluno e possibilitando a construção de um currículo mais próximo de sua realidade, pois uma formação multiculturalmente orientada, propiciará resultados que satisfaçam as necessidades da sociedade.
A escola precisa estar sempre preparada para reflexão que possibilite aos envolvidos com a educação, compreenderem as implicações étnicas e assim possam respeitar e promover as diferenças proporcionando para que ocorra cada vez mais o respeito pelos direitos humanos e a valorização da diversidade.
A questão do multiculturalismo deve ser levada para discussões dentro de sala de aula para criar um ambiente que aceite melhor as diferenças e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos, além de poder avaliar e entender o propósito cultural ou político envolvido, ...
Um dos mais marcantes exemplos de etnocentrismo da história é o nazismo. O nazismo era a ideologia alemã pregada por Adolf Hitler, que defendia a superioridade da "raça ariana". Segundo essa ideologia, os povos germânicos eram uma raça pura e superior, e todas as outras "raças" eram inferiores.
Uma sociedade multicultural é aquela que, em um mesmo território, abriga povos de origens culturais distintas entre si. As relações entre esses grupos podem ser aceitação e tolerância ou de conflito e rejeição.
O multiculturalismo é a valorização da diversidade cultural que busca eliminar preconceitos e estereótipos construídos historicamente, procurando formar uma sociedade alicerçada no respeito e dignidade do outro com suas diferenças.
No Brasil, os povos indígenas, os europeus e os africanos foram os primeiros grupos que atuaram na formação da cultura nacional, conferindo à sociedade brasileira muitos de seus valores, tradições e manifestações artísticas. Esse encontro fez do Brasil um país multicultural.
10 cidades do mundo mais multiculturais para fazer intercâmbioToronto. Toronto é a maior cidade do Canadá, e é frequentemente reconhecida como a mais multicultural do mundo. ... Hong Kong. Hong Kong é uma pequena nação que emergiu para se tornar um centro econômico da Ásia. ... Sydney. ... Singapura. ... Paris. ... Nova York. ... Amsterdam. ... Londres.
O Multiculturalismo é a teoria que defende a valorização da cultura dos diversos grupos que compõem a humanidade, que defende que ser diferente não significa ser nem melhor nem pior do que ninguém, que é contra a uniformização ou padronização do ser humano, que valoriza as minorias e suas especificidades e que entende ...
Dar a criança oportunidade de conhecer a si mesmo e ao outro; Trabalhar a interação para que as crianças possam relacionar-se, bem como respeitar as diferenças um do outro; Promover a valorização cultural através da leitura e interpretação de textos literários refletindo sobre o tema.
O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação. Para que possa haver uma coexistência harmoniosa, devem ser respeitadas as diferenças entre culturas que habitam um mesmo Estado.
Ele deve ter habilidade de liderança intercultural, bem como conhecer a estrutura, os princípios estratégicos e os valores da empresa e saber lidar com as diferenças. Valores universais, assim como características pessoais (como integridade, humildade e determinação), podem intensificar a inteligência cultural.
2 CULTURA E MULTICULTURALISMO
No âmbito do ensino, refere-se a qualquer prática, abordagem ou propósito que busque reverter as lacunas que os espaços educativos apresentam em relação à diversidade de culturas, identidades ou a qualquer forma de diferença.
Uma sociedade multicultural é aquela que, em um mesmo território, abriga povos de origens culturais distintas entre si. As relações entre esses grupos podem ser aceitação e tolerância ou de conflito e rejeição. ... Não é possível entender o multiculturalismo fora do contexto do fenômeno da globalização.
Trata-se de um texto teórico baseado em uma revisão de literatura que foca os diferentes tipos de multiculturalismo: Multiculturalismo Conservador, Multiculturalismo Liberal ou Humanista, Multiculturalismo Liberal de Esquerda e o Multiculturalismo Crítico ou Intercultural.
Apesar de cultura muito similar dentro dos agrupamentos próximos, havia uma diversidade cultural imensa entre os povos indígenas. Em 1530, começou um intenso plano de colonização do Brasil por meio do sistema de capitanias hereditárias, o que motivou a vinda de portugueses para nosso território.
Assim também, o multiculturalismo pode possuir uma lado negativo, obscuro – não em decorrência de seus objetivos, mas por ter o fator humano agregado. As pessoas não conseguem olhar por cima dos ombros de sua própria cultura e julgar o próximo com a régua da cultura dele e não da sua.
O pressuposto fundante é: o multiculturalismo democrático é expresso pelas políticas públicas de gestão da diversidade como um meio de diminuir as desigualdades. Enfim, uma forma de alcançar melhorias baseadas na justiça social através do reconhecimento da diferença.
Pode tomar banho com a pulseira Akmos?
Como limpar máquina de lavar roupa Brastemp 9 kg?
Como limitar o uso de Internet em um computador?
Como limpar a centrífuga de roupas?
Como ligar 3 telas em um notebook?
Qual a função de uma sexóloga?
Quanto vale a nota da redação da Unesp?
Como limpar a porta USB do celular?
Como funciona a Libertadores 2020?
Qual gasta mais energia Monofasico ou trifásico?
Como funciona o frete subcontratado?
O que acontece se eu tirar 1.000 no Enem?
Como limpar a fila de Impressão Pelo cmd?
Como funciona sonda lambda 4 fios?
Quais os tipos de Sociedade em Conta de Participação?
Como funciona o processo de soldagem com eletrodo revestido?